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Título: O CONCEITO DE FRIEZA PARA PENSAR A MODERNIDADE

Título alternativo: THE CONCEPT OF COLDNESS TO THINK ABOUT MODERNITY

Autoria de: Jefferson da Costa Moreira

Orientação de: Roney Wagner Vieira

Presidente da banca: Prof. Dr. Roney Wagner Vieira

Primeiro membro da banca: Prof. Dr. Renato dos Santos Belo

Segundo membro da banca: Prof. Dr. Luiz Roberto Takayama

Palavras-chaves: Frieza, Dialética do Esclarecimento, Teoria Crítica, Modernidade, Adorno e Horkheimer

Data da defesa: 19/04/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 23/04/2021

Data da publicação: 23/04/2021

Referência: Moreira, J. d. C. O CONCEITO DE FRIEZA PARA PENSAR A MODERNIDADE. 2021. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo pensar a modernidade a partir do conceito de frieza. Para contribuir com as análises deste trabalho, utilizou-se o método bibliográfico, abordando as seguintes obras e autores Frieza Burguesa e Educação A Frieza como mal-estar moral da cultura burguesa na educação, de Andreas Gruschka (2014) Dialética do Esclarecimento (1985), de Theodor Adorno e Max Horkheimer. Para Gruschka (2014) a frieza seria uma espécie de coração frio, indiferença, insensibilidade, onde o indivíduo buscando garantir sua autopreservação utiliza-se da razão instrumental para dominar a vida, a natureza, a arte, a cultura, a educação e o próprio homem. Na Filosofia de Adorno e Horkheimer (1985), a frieza encontra-se subjetivada na tentativa de diagnosticar e entender por que a humanidade, que vivenciava a exaltação da razão iluminista, não teve progresso, não gerou humanização, ao contrário, regressou a um estado de barbárie, miséria e frieza. Além desses pensadores, foi

Abstract: This Course Conclusion Paper (TCC) aims to think of Modernity from the concept of coldness. To contribute to the analysis of this work, the bibliographic method was used, addressing the following works and authors Coldness Bourgeois and Education Coldness as moral malaise of bourgeois culture in education, by Andreas Gruschka (2014) Dialectic of Enlightenment (1985), by Theodor Adorno and Max Horkheimer. For Gruschka (2014) coldness would be a kind of cold heart, indifference, insensitivity, where the individual seeking to guarantee his self-preservation uses instrumental reason to dominate life, nature, art, culture, education and himself men. In the Philosophy of Adorno and Horkheimer (1985), coldness is subjectivized in an attempt to diagnose and understand why humanity, which experienced the exaltation of the Enlightenment reason, did not make progress, did not generate humanization, on the contrary, it returned to a state of barbarism, misery and coldness. In addition to these thinkers, it was necessa

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / filosofia/index.php?dados=20202201611306

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47591

Curso: G024 - FILOSOFIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Jefferson da Costa Moreira e Universidade Federal de Lavras

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