Título: O CONCEITO DE FRIEZA PARA PENSAR A MODERNIDADE
Título alternativo: THE CONCEPT OF COLDNESS TO THINK ABOUT MODERNITY
Autoria de: Jefferson da Costa Moreira
Orientação de: Roney Wagner Vieira
Presidente da banca: Prof. Dr. Roney Wagner Vieira
Primeiro membro da banca: Prof. Dr. Renato dos Santos Belo
Segundo membro da banca: Prof. Dr. Luiz Roberto Takayama
Palavras-chaves: Frieza, Dialética do Esclarecimento, Teoria Crítica, Modernidade, Adorno e Horkheimer
Data da defesa: 19/04/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 23/04/2021
Data da publicação: 23/04/2021
Referência: Moreira, J. d. C. O CONCEITO DE FRIEZA PARA PENSAR A MODERNIDADE. 2021. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo pensar a modernidade a partir do conceito de frieza. Para contribuir com as análises deste trabalho, utilizou-se o método bibliográfico, abordando as seguintes obras e autores Frieza Burguesa e Educação A Frieza como mal-estar moral da cultura burguesa na educação, de Andreas Gruschka (2014) Dialética do Esclarecimento (1985), de Theodor Adorno e Max Horkheimer. Para Gruschka (2014) a frieza seria uma espécie de coração frio, indiferença, insensibilidade, onde o indivíduo buscando garantir sua autopreservação utiliza-se da razão instrumental para dominar a vida, a natureza, a arte, a cultura, a educação e o próprio homem. Na Filosofia de Adorno e Horkheimer (1985), a frieza encontra-se subjetivada na tentativa de diagnosticar e entender por que a humanidade, que vivenciava a exaltação da razão iluminista, não teve progresso, não gerou humanização, ao contrário, regressou a um estado de barbárie, miséria e frieza. Além desses pensadores, foi
Abstract: This Course Conclusion Paper (TCC) aims to think of Modernity from the concept of coldness. To contribute to the analysis of this work, the bibliographic method was used, addressing the following works and authors Coldness Bourgeois and Education Coldness as moral malaise of bourgeois culture in education, by Andreas Gruschka (2014) Dialectic of Enlightenment (1985), by Theodor Adorno and Max Horkheimer. For Gruschka (2014) coldness would be a kind of cold heart, indifference, insensitivity, where the individual seeking to guarantee his self-preservation uses instrumental reason to dominate life, nature, art, culture, education and himself men. In the Philosophy of Adorno and Horkheimer (1985), coldness is subjectivized in an attempt to diagnose and understand why humanity, which experienced the exaltation of the Enlightenment reason, did not make progress, did not generate humanization, on the contrary, it returned to a state of barbarism, misery and coldness. In addition to these thinkers, it was necessa
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47591
Curso: G024 - FILOSOFIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Jefferson da Costa Moreira e Universidade Federal de Lavras
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