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Título: DESOXIGENAÇÃO CATALÍTICA DO ÓLEO DE PALMA PARA OBTENÇÃO DE BIOQUEROSENE DE AVIAÇÃO ???????? UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Título alternativo: CATALYTIC DEOXYGENATION OF PALM OIL FOR THE PRODUCTION OF BIOJET FUEL ???????? A SYSTEMATIC REVIEW

Autoria de: Isabela Celani Ribeiro

Orientação de: Cristiane Alves Pereira

Presidente da banca: Cristiane Alves Pereira

Primeiro membro da banca: Vinícius de Macedo

Segundo membro da banca: Gilson Campani Junior

Terceiro membro da banca: Suellen Mendonça Nascimento

Palavras-chaves: Bioquerosene, Óleo de palma, Desoxigenação, Catalisadores, Combustível de aviação sustentável

Data da defesa: 28/11/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-2

Data da versão final: 17/12/2025

Data da publicação: 17/12/2025

Referência: Ribeiro, I. C. DESOXIGENAÇÃO CATALÍTICA DO ÓLEO DE PALMA PARA OBTENÇÃO DE BIOQUEROSENE DE AVIAÇÃO ???????? UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. 2025. 59 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: A busca por alternativas sustentáveis para a redução da emissão de carbono no setor de aviação e a diminuição da dependência de combustíveis fósseis é uma tendência crescente. O bioquerosene produzido a partir do óleo de palma surge como uma solução promissora. Os SAFs (Sustainable Aviation Fuels) têm recebido maior atenção em pesquisas e incentivos, principalmente devido a acordos mundiais como o CORSIA (Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation), que visa descarbonizar o setor aéreo. O bioquerosene derivado do óleo de palma apresenta grande potencial devido às suas características físico químicas, semelhantes às do querosene de aviação convencional. Este trabalho apresenta uma revisão sistemática utilizando os métodos PRISMA e PRISMA-P para avaliar a desoxigenação do óleo de palma para a produção de bioquerosene, reunindo informações sobre os parâmetros reacionais e os catalisadores mais eficientes. Artigos publicados entre 2016 e 2025 foram pesquisados nas bases Scopus e W

Abstract: The search for sustainable alternatives to reduce carbon emissions in the aviation sector and decrease dependence on fossil fuels has become a growing trend. Bio-jet fuel produced from palm oil has emerged as a promising solution. Sustainable Aviation Fuels (SAFs) have gained increasing attention in research and policy incentives, mainly due to global agreements such as CORSIA, which aims to decarbonize the aviation industry. Bio-jet fuel derived from palm oil shows great potential because of its physicochemical properties, which are like those of conventional aviation kerosene. This work presents a systematic review using the PRISMA and PRISMA-P methodologies to evaluate the deoxygenation of palm oil for bio-jet fuel production, compiling information on reaction parameters and the most efficient catalysts. Articles published between 2016 and 2025 were screened in the Scopus and Web of Science databases using the keywords ????????palm oil,???????? ????????deoxygenation,???????? and ????????cataly????????. The review included 26 articles em

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / engenharia_quimica/index.php?dados=20252201920710

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G033 - ENGENHARIA QUÍMICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Isabela Celani Ribeiro e Universidade Federal de Lavras

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