Título: ANÁLISE DO PERFIL DE ÁCIDOS GRAXOS EM CAFÉ COM DIFERENTES TEORES DE GRÃOS BROCADOS
Autoria de: Franciane Maria Amaral Gaipo
Orientação de: Luisa Pereira Figueiredo
Coorientação de: Profa. Dra. Lílian Vanessa Silva
Presidente da banca: Luisa Pereira Figueiredo
Primeiro membro da banca: Suellen Mendonça Nascimento
Segundo membro da banca: Juliana Marques
Terceiro membro da banca: Lílian Vanessa Silva
Palavras-chaves: Broca-do-café (Hypothenemus hampei), café especial, composição lipídica, compostos insaturados, cromatografia gasosa FID.
Data da defesa: 30/06/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-1
Data da versão final: 02/07/2025
Data da publicação: 02/07/2025
Referência: Gaipo, F. M. A. ANÁLISE DO PERFIL DE ÁCIDOS GRAXOS EM CAFÉ COM DIFERENTES TEORES DE GRÃOS BROCADOS. 2025. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: O café é uma das bebidas mais consumidas e sua qualidade está diretamente relacionada à sua composição química, que pode ser alterada por fatores agronômicos, ambientais e pós-colheita. Entre esses, a infestação pela broca-do-café (Hypothenemus hampei) destaca-se por provocar danos físicos que comprometem a integridade do grão, afetando compostos lipídicos importantes para formar o aroma e sabor da bebida. Nesse contexto, a análise do perfil de ácidos graxos surge como uma ferramenta relevante para avaliar os efeitos dessa praga sobre a qualidade do café. Este trabalho teve como objetivo investigar o perfil de ácidos graxos em amostras de café arábica especial com diferentes teores de grãos brocados, a fim de compreender os efeitos da infestação pela broca-do-café na composição e qualidade do produto. Foram analisadas amostras de café cru, torrado sem brocados (controle), torrado com brocados no limite tolerado pela SCA e torrado com 7, 20 e 100 de grãos brocados. A análise foi realizada por cromatografia gasosa, com identificação qualitativa dos picos de ácidos graxos e comparação entre os grupos. Os resultados revelaram que o aumento do teor de grãos brocados resultou em alterações no perfil de ácidos graxos, com inclusão de compostos saturados e isômeros trans nas amostras mais danificadas. A partir da amostra com 7 de brocados, observou-se um aumento na diversidade lipídica, atingindo oito ácidos graxos na amostra com 100 de grãos danificados. A análise global revelou estabilidade no número total de ácidos graxos nas amostras torradas (cerca de 30 compostos), com redução observada no café cru, indicando o impacto da torra na liberação desses compostos. Os achados indicam que o perfil de ácidos graxos se destaca como ferramenta útil e promissora para avaliação da qualidade do café e identificação de marcadores de degradação associados à infestação por Hypothenemus hampei.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G033 - ENGENHARIA QUÍMICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Franciane Maria Amaral Gaipo e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo