Título: ESTUDO DA VIABILIDADE TÉCNICA DE PRODUÇÃO DE EVA EM UM REATOR ESPECIALIZADO EM PEBD
Título alternativo: STUDY OF THE TECHNICAL FEASIBILITY OF EVA PRODUCTION IN A REACTOR SPECIALIZED IN LDPE
Autoria de: Sarah Galvão Elisei
Orientação de: Natalia Maira Braga Oliveira
Presidente da banca: Natália Maira Braga Oliveira
Primeiro membro da banca: Leonardo Sant Ana Gallo
Segundo membro da banca: João Moreira Neto
Palavras-chaves: Reator Tubular, Polietileno de Baixa Densidade, Etil Acetato de Vinila, Balanço de Energia, Troca Térmica.
Data da defesa: 24/11/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-2
Data da versão final: 20/12/2023
Data da publicação: 20/12/2023
Referência: Elisei, S. G. ESTUDO DA VIABILIDADE TÉCNICA DE PRODUÇÃO DE EVA EM UM REATOR ESPECIALIZADO EM PEBD. 2023. 52 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Tendo em vista que os polímeros produzidos em reatores de alta pressão, polietileno de baixa densidade (PEBD) e etileno acetato de vinila (EVA), são produtos de significativo interesse comercial, devido à sua ampla aplicabilidade, o presente trabalho trata sobre analisar um reator tubular de alta pressão, juntamente com o seu sistema de resfriamento, em uma planta petroquímica dedicada à produção de PEBD, a fim de investigar as possibilidades de utilização do mesmo reator para a produção de outro polímero, o EVA, avaliando a viabilidade técnica, uma vez que isso implica na versatilidade da empresa e, consequentemente, impacta diretamente em sua competitividade. Para tanto, foi necessário realizar uma análise detalhada e o estudo de dois reatores tubulares de alta pressão, localizados em diferentes unidades petroquímicas, sendo que um desses reatores é destinado à produção de EVA e PEBD (referência), enquanto o outro, objeto de avaliação deste trabalho, atualmente se dedica à fabricação somente de PEBD. Realizou-se, então, cálculos de balanço de energia (BE) em ambos os reatores, considerando o resfriamento necessário para as produções atuais. O BE foi desenvolvido para todas as seções dos reatores, com o objetivo de obter a carga térmica total de ambos. Diante disso, verificou-se que o reator em avaliação apresenta uma capacidade térmica superior ao reator de referência, sendo possível concluir que o reator em avaliação, com seu sistema de resfriamento, é tecnicamente adequado para produzir a resina de EVA, de acordo com a demanda de troca térmica apresentada no reator de referência para esse produto. Por fim, esse resultado apresentou uma perspectiva financeira atrativa, além de contribuir com os resultados da empresa, uma vez que a resina de EVA possui diversas aplicações e seu mercado vem crescendo nos últimos anos.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G033 - ENGENHARIA QUÍMICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Sarah Galvão Elisei e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo