Título: ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA DA ATIVAÇÃO DE UMA UNIDADE DE PRODUÇÃO DE ETANOL ANIDRO EM UMA INDÚSTRIA SUCROENERGÉTICA
Autoria de: Lara Damas Alvarenga
Orientação de: Luciano Jacob Correa
Presidente da banca: Luciano Jacob Correa
Primeiro membro da banca: Suellen Mendonça Nascimento
Segundo membro da banca: Gilson Campani Junior
Palavras-chaves: Estimativa de Custos, Etanol, Expansão Industrial, Indicadores Financeiros, Mercado Competitivo.
Data da defesa: 28/07/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 03/08/2023
Data da publicação: 03/08/2023
Referência: Alvarenga, L. D. ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA DA ATIVAÇÃO DE UMA UNIDADE DE PRODUÇÃO DE ETANOL ANIDRO EM UMA INDÚSTRIA SUCROENERGÉTICA. 2023. 57 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Devido às atuais preocupações com relação ao aquecimento global, o etanol tem se destacado como um dos principais combustíveis renováveis do mundo. A produção de etanol anidro combustível (EAC) pelo setor sucroalcooleiro é realizada por meio da desidratação do etanol hidratado combustível (EHC), objetivando um teor alcoólico mínimo de 99,30 em massa, de acordo com a resolução ANP n? 907 de 18.11.2022 da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Atualmente, a produção do etanol anidro vem atingindo espaço no mercado frente ao etanol hidratado devido ao preço competitivo e à sua maior eficiência agregada. Diante disso, este trabalho objetiva avaliar a viabilidade econômica de um projeto de expansão industrial, através de metodologias de estimativa de custos, com a ativação de uma unidade de produção de etanol anidro via destilação extrativa em uma indústria sucroenergética fictícia no estado de São Paulo. Para o empreendimento em questão, o capital de investimento (CAPEX) necessário para startup da planta foi estimado em 12 milhões de reais, estando inclusos os custos dos equipamentos e gastos com sua instalação. As despesas operacionais (OPEX), incluindo os gastos com mão-de-obra, matéria-prima, utilidades e manutenção, resultou em um total anual de R2.455.454,68. Por fim, como forma de embasamento e auxílio na tomada de decisão da empresa em relação à expansão de suas instalações industriais, foram calculados alguns indicadores financeiros, os quais apresentaram um cenário encorajador, com um período de 7 anos necessário para retorno do investimento. A Taxa Interna de Retorno (TIR) foi calculada em 22,71 ao ano, superando a Taxa Mínima de Atratividade (TMA) de 12,50, o que também indica a viabilidade do investimento. Além disso, o Retorno sobre Investimento (ROI) de 24,08 mostra-se aceitável quando se avalia o valor robusto do investimento inicial.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G033 - ENGENHARIA QUÍMICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Lara Damas Alvarenga e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo