Título: PANORAMA DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA E SEUS PROCESSOS PRODUTIVOS
Autoria de: Giovana Stella Alvim Neves
Orientação de: Natalia Maira Braga Oliveira
Presidente da banca: Natália Maira Braga Oliveira
Primeiro membro da banca: Lidja Dahiane Menezes Santos Borél
Segundo membro da banca: João Moreira Neto
Palavras-chaves: Setor Farmacêutico, Produção de Fármacos, Formas Farmacêuticas, Mercado de Medicamentos, Princípios Ativos
Data da defesa: 01/09/2022
Semestre letivo da defesa: 2022-1
Data da versão final: 23/09/2022
Data da publicação: 23/09/2022
Referência: Neves, G. S. A. PANORAMA DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA E SEUS PROCESSOS PRODUTIVOS. 2022. 84 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: As indústrias farmacêuticas são empresas responsáveis pela manufatura, processamento, purificação e empacotamento de materiais biológicos ou químicos para composição de medicamentos utilizados em tratamentos de saúde. Esse setor industrial passou por grandes evoluções ao longo dos anos, no Brasil e no mundo, tanto em seus processos produtivos e matérias-primas utilizadas, que inicialmente eram apenas de origem natural, quanto nos cuidados com qualidade e segurança dos produtos. Nesse sentido, o presente trabalho buscou revisar os processos e aspectos contextuais relevantes das indústrias farmacêuticas, como pontos de destaque da história, economia e Pesquisa e Desenvolvimento de novos medicamentos. Para isso, foram feitas pesquisas em livros, artigos científicos, sites de sindicatos, associações e fabricantes de equipamentos para o setor, entre outras fontes, de modo a selecionar informações essenciais para compreender o panorama das indústrias farmacêuticas. O setor farmacêutico brasileiro foi alvo de medidas que possibilitaram sua expansão e fortalecimento. Apesar da ainda expressiva dependência de importações e baixa competitividade em relação a inovação e Pesquisa e Desenvolvimento de fármacos, as indústrias farmacêuticas que atuam no Brasil têm alcançado volume de vendas crescentes, especialmente no segmento de genéricos. Em relação aos processos, a fabricação de medicamentos pode ser dividida em produção primária, que engloba a síntese química, bioquímica ou extração dos princípios ativos e suas etapas de purificação e produção secundária, na qual ocorrem, dentre outras, as etapas de dosagem para obtenção das formas farmacêuticas, como comprimidos, cápsulas, cremes, pomadas e soluções orais, abordadas neste trabalho. Para a purificação da produção primária, são adotadas etapas de separação de líquidos, como a evaporação cristalização separação de sólidos, que pode ocorrer por filtração ou centrifugação e secagem. Já para produção secundária, os processos envolvidos são significativamente diferentes, a depender da forma farmacêutica de interesse. Em suas atividades, as indústrias farmacêuticas também geram resíduos e efluentes de composições diversas, que variam de acordo com os fármacos produzidos, devendo ser tratados de forma adequada para evitar danos ao ambiente. Além disso, as medidas de qualidade, como as Boas Práticas de Fabricação, estabelecidas no Brasil pela resolução RDC nº 658 de 30 de março de 2020, devem ser seguidas em todos os processos desenvolvidos, de forma a garantir a segurança e conformidade da produção farmacêutica. O estudo realizado permitiu a ampliação do conhecimento sobre este setor industrial, possibilitando o entendimento de questões importantes relacionadas às indústrias farmacêuticas, processos produtivos, equipamentos utilizados, produtos e mercado, as quais foram documentadas neste trabalho, constituindo-se em uma fonte de consulta para pesquisas futuras relativas ao tema.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G033 - ENGENHARIA QUÍMICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Giovana Stella Alvim Neves e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo