SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Química

Título: A INDÚSTRIA DO LÍTIO PANORAMA E PERSPECTIVAS

Título alternativo: THE LITHIUM INDUSTRY OVERVIEW AND PERSPECTIVES

Autoria de: Felipe Keven de Carvalho Neves

Orientação de: Natalia Maira Braga Oliveira

Presidente da banca: Natália Maira Braga Oliveira

Primeiro membro da banca: Germano Silveira Oliveira

Segundo membro da banca: Suellen Mendonça Nascimento

Palavras-chaves: Espodumênio, Hidróxido de lítio, Carbonato de lítio, Pegmatito, Lítio

Data da defesa: 15/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 24/09/2022

Data da publicação: 24/09/2022

Referência: Neves, F. K. d. C. A INDÚSTRIA DO LÍTIO PANORAMA E PERSPECTIVAS. 2022. 72 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: O elemento lítio é caracterizado por possuir baixa massa específica, elevada condutividade elétrica bem como uma alta reatividade. O mercado do lítio está em constante crescimento nos últimos anos, com crescente demanda, acompanhada de um desenvolvimento deste setor industrial, fazendo-se importante o estudo sobre o tema, com o intuito de obter uma visão que contemple aspectos econômicos, históricos e tecnológicos acerca da indústria do lítio. Isso posto, o presente trabalho tem como intuito fazer um levantamento e análise dos aspectos que englobam a produção e consumo de insumos derivados do elemento lítio. Para realizar o que foi proposto, foi feita uma pesquisa bibliográfica, com base em trabalhos técnicos-científicos e multidisciplinares, como artigos, teses e dissertações, livros e documentos, de modo a fundamentar e embasar a abordagem e discussão da temática. Pode-se afirmar que a pesquisa foi dividida em duas fases em um primeiro momento, realizou-se uma análise do panorama técnico, histórico e econômico da cadeia produtiva de compostos derivados do lítio, bem como ressaltouse os aspectos que percorrem desde suas formas de ocorrência, métodos de obtenção e as aplicações que esses compostos possuem. Em seguida, foi realizado um levantamento mais específico, de dados sobre o beneficiamento do espodumênio, descrevendo suas etapas, e os processos de obtenção de hidróxido de lítio e carbonato de lítio, destacando as características das principais rotas e as operações envolvidas, assim como as tecnologias emergentes que adentram neste setor. Como resultado, notou-se que as rotas já consolidadas se diferem substancialmente, possuindo vantagens e desvantagens em suas aplicações. O rendimento de extração de lítio na rota ácida é de 95, sendo superior ao da rota alcalina, que é de 85. Porém, foi notado que a rota ácida apresenta elevado custo com insumos, como é o caso do carbonato de sódio, que precisa ser importado. Já no processo alcalino, os insumos são economicamente mais viáveis, com menor custo, sendo encontrados no mercado nacional. Outro fator que pode comprometer a viabilidade do processo ácido para obtenção do hidróxido de lítio é a formação do carbonato de lítio como intermediário, necessitando de uma série de operações posteriores à obtenção do carbonato para se obter o hidróxido. Além das rotas consolidadas, tecnologias emergentes adentram este mercado, como é o caso dos processos da Nemaska Lithium Inc. e da Outotec, os quais buscam a obtenção de derivados de lítio com elevado grau de pureza e a redução de gargalos presentes nas rotas consolidadas, tornando-se mais eficientes e viáveis. Sendo assim, conclui-se que a pesquisa realizada se mostrou satisfatória, uma vez que este trabalho se constitui em um panorama atualizado da indústria do lítio, o qual serve de base para pesquisas futuras relativas a este setor industrial e para o desenvolvimento de novas tecnologias a serem nele aplicadas.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / engenharia_quimica/index.php?dados=20221201710520

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G033 - ENGENHARIA QUÍMICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Felipe Keven de Carvalho Neves e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo