Título: AVALIAÇÃO DE COLETORES PARA A FLOTAÇÃO DE ESPUMA DO ESPODUMÊNIO
Título alternativo: EVALUATION OF COLLECTORS FOR SPODUMENE FOAM FLOTATION
Autoria de: Arthur de Paula Cardoso
Orientação de: Suellen Mendonca Nascimento
Presidente da banca: Suellen Mendonça Nascimento
Primeiro membro da banca: Tiago José Pires de Oliveira
Segundo membro da banca: Isabele Cristina Bicalho
Palavras-chaves: Lítio, Flotação de espuma, Coletores, Teor de concentrado e rejeito, Recuperação mássica e metalúrgica.
Data da defesa: 12/09/2022
Semestre letivo da defesa: 2022-1
Data da versão final: 26/09/2022
Data da publicação: 26/09/2022
Referência: Cardoso, A. d. P. AVALIAÇÃO DE COLETORES PARA A FLOTAÇÃO DE ESPUMA DO ESPODUMÊNIO. 2022. 64 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: O tratamento ou beneficiamento de minérios visa a modificação da granulometria e a concentração das espécies minerais, tanto fisicamente quanto quimicamente. Um dos métodos utilizados para a concentração mineral é a flotação em espuma. O processo de flotação ocorre pela diferença nas características de superfície das espécies minerais presentes, na qual os minerais de interesse podem ser separados de outros minerais, pela introdução de uma fase gasosa em meio a uma solução aquosa. As partículas hidrofóbicas, por natureza ou por alguma alteração na sua superfície por reagentes (chamados de coletores) se prendem às bolhas de ar e são levadas até a camada de espuma, onde são coletadas. Esse material flotado é rico no mineral de interesse, enquanto os minerais hidrofílicos permanecem na fase aquosa, podendo ser descartados como rejeitos ou reaproveitados em outros processos. Neste trabalho, o mineral de interesse a ser concentrado pela flotação de espuma é o espodumênio, que é uma das principais fontes de lítio, podendo ser usado na produção de baterias recarregáveis, produtos químicos e também na produção de fármacos, cerâmicas e vidros. A depender do coletor utilizado, diferentes eficiências e condições de processos são observadas. Com isso, este trabalho tem objetivo a avaliação de novos coletores para a flotação de espuma do espodumênio em bancada, bem como suas condições, a fim de se ter ao final do processo uma boa recuperação mássica e metalúrgica, com alto teor de lítio e um rejeito com baixo teor, que vise uma maior eficiência para futuras aplicações industriais. Os testes foram realizados na empresa utilizando a célula de bancada da marca Brastorno®, onde pôde-se fazer diversos testes de flotação variando as condições como o uso da atrição química, de espumante e modificadores de pH, além da dosagem com 4 diferentes coletores comerciais. Para essas avaliações, se teve como parâmetros o projeto da planta industrial, objetivando-se um teor de concentrado acima de 5,50 e recuperação mássica e metalúrgica de 12 e 63, respectivamente. Buscou-se também que o teor de rejeito fosse o mais baixo possível para se ter uma boa eficiência na flotação e pouca perda no rejeito. Diante dessas condições, foi possível observar que com o uso de todos os coletores a atrição química do minério se fez indispensável, bem como o uso do espumante, que favorece a formação da espuma e sua estabilidade. Com isso, os coletores A, C e D na dosagem de 500 gton apresentaram os melhores resultados, com exceção do coletor B, que apresentou resultados mais satisfatórios com uma dosagem de 600 gton de coletor.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G033 - ENGENHARIA QUÍMICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Arthur de Paula Cardoso e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo