Título: AVALIAÇÃO DE MODELOS TERMODINÂMICOS PARA A ESTIMATIVA DA PRESSÃO DE VAPOR DE ÁCIDOS GRAXOS
Autoria de: Nayra Maria de Abreu Piva
Orientação de: Nathan Sombra Evangelista
Presidente da banca: Nathan Sombra Evangelista
Primeiro membro da banca: Renata de Aquino Brito Lima Corrêa
Segundo membro da banca: Gilson Campani Junior
Palavras-chaves: Propriedades termodinâmicas, Conceito de Contribuição de Grupos, Princípio dos Estados Correspondentes, Parâmetros de Antoine, Análise
Data da defesa: 19/11/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 22/11/2021
Data da publicação: 22/11/2021
Referência: Piva, N. M. d. A. AVALIAÇÃO DE MODELOS TERMODINÂMICOS PARA A ESTIMATIVA DA PRESSÃO DE VAPOR DE ÁCIDOS GRAXOS. 2021. 62 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Ácidos graxos são substâncias químicas relevantes em diversos setores da indústria. Neles, é necessário analisar e otimizar os processos, tarefa que requer o conhecimento de propriedades termodinâmicas e de transporte. Entre as propriedades mais importantes, pode-se destacar a pressão de vapor. Essa propriedade assume valores variados em diferentes condições de temperatura e estes são essenciais para o dimensionamento de equipamentos presentes em operações unitárias envolvendo efeitos térmicos, transferência de massa e mudanças de fase, como a destilação. A obtenção dessa propriedade pode ser realizada por meio de experimentos em laboratório, no entanto, os ensaios experimentais podem requerer um tempo longo, além de envolverem um alto custo, uma vez que precisam de equipamentos robustos e, por sua vez, caros. Além disso, ao se tratar de ácidos graxos, é preciso reconhecer a dificuldade de obtenção de tais compostos em suas formas puras. Assim, uma opção viável para satisfazer os dados não obtidos pela via experimental é a aplicação de modelos termodinâmicos. Esses são capazes de estimar a pressão de vapor dessas substâncias dentro de um certo nível de exatidão. Diversos modelos disponíveis na literatura se baseiam no conceito de Contribuição de Grupos e no Princípio dos Estados Correspondentes, porque estas são teorias simples e capazes de suprir as necessidades de dados na prática da Engenharia. Diante disso, este trabalho teve por objetivo avaliar 15 modelos reportados na literatura para definir quais são os mais adequados para estimar dados de pressão de vapor para diferentes tipos de ácidos graxos. Entre os modelos, dez se baseiam no Princípio dos Estados Correspondentes e cinco no Conceito de Contribuição de Grupos. A análise dos modelos foi feita comparando-se estatisticamente os dados por eles estimados com 335 dados experimentais confiáveis de pressão de vapor para 15 diferentes tipos de ácidos graxos. Foram avaliados três parâmetros estatísticos desvios relativos (DR), desvios relativos absolutos (DRA) e média dos desvios relativos absolutos (DMRA) para cada modelo. Os resultados apontam o modelo de Moller-Rarey-Ramjugernath (2008) como o mais confiável, tendo gerado um valor de DMRA 20,87 para todo o banco de dados. Este resultado, porém, está fora dos limites práticos aceitáveis para cálculos de Engenharia, assim, foram gerados parâmetros de Antoine para a maior parte dos ácidos graxos estudados. Uma análise comparativa dos parâmetros obtidos neste trabalho frente aos parâmetros do National Institute of Standards and Technology (NIST, 2021) indica que a Correlação de Antoine, aplicada com os Parâmetros estimados neste trabalho, geram melhores resultados. Já para os compostos que não puderam ter seus parâmetros estimados a estimativa pelo modelo de MollerRarey-Ramjugernath (2008) é preferencial, em relação à correlação citada com os parâmetros do NIST.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53743
Curso: G033 - ENGENHARIA QUÍMICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Nayra Maria de Abreu Piva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo