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Título: OTIMIZAÇÃO DA ROTA DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL PRODUZIDO A PARTIR DE ÓLEO RESIDUAL DE FRITURAS

Autoria de: Luana de Castro Barboza

Orientação de: Carlos Eduardo Castilla Alvarez

Presidente da banca: Carlos Eduardo Castilla Alvarez

Primeiro membro da banca: Luciano Jacob Correa

Segundo membro da banca: Geovani Marques Laurindo

Terceiro membro da banca: Jessica de Oliveira Notorio Ribeiro

Palavras-chaves: Biodiesel, Acidez, Óleo Residual, Temperatura Reacional, Poder Calorífico Superior.

Data da defesa: 19/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 25/11/2021

Data da publicação: 25/11/2023

Referência: Barboza, L. d. C. OTIMIZAÇÃO DA ROTA DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL PRODUZIDO A PARTIR DE ÓLEO RESIDUAL DE FRITURAS. 2021. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O aumento no consumo de biocombustíveis é uma tendência mundial devido à escassez do petróleo e por seu uso ser menos poluente, emitindo uma menor quantidade de compostos químicos nocivos no seu processo de combustão do que os combustíveis fósseis. O biodiesel é um biocombustível originário de matriz renovável que pode ser produzido a partir de óleos vegetais eou gorduras animais. Dessa forma,são explorados diferentes tipos de matérias primas alternativas e um exemplo deste é a utilização de matérias primas residuais, como os óleos residuais provenientes de frituras. Assim este se tornam uma alternativa sustentável para a produção de biodiesel já que o descarte incorreto deste resíduo tem causado graves problemas ambientais em todo o mundo. Porém, a problemática envolvida no uso dessa matéria prima é o elevado índice de acidez do óleo residual devido à exposição a altas temperaturas, acarretando assim um biocombustível com níveis elevados de acidez, o que reduz a vida útil dos motores a combustão. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo otimizar a rota de produção de biodiesel a partir de óleo residual de frituras, com a finalidade de obter um produto final com acidez adequada de acordo com os parâmetros Agência Nacional do Petróleo (ANP). Tendo em vista este objetivo, foi realizada a caracterização físico-química da matéria prima através de parâmetros como índice de acidez, refração, peróxido e densidade, e a partir disso foram realizados diferentes testes nos quais variou-se a temperatura na reação de transesterificação e com isso observou-se os efeitos desta variação na acidez e no poder calorífico do combustível obtido, além do monitoramento da redução de acidez de cada rota utilizada. Depois de realizada a análise dos dados experimentais, foi comprovada uma relação proporcional entre a temperatura na qual é realizada a transesterificação e o nível de acidez do biocombustível resultante, sendo esta minimizada quando o processo é realizado a 30?C, sem comprometer o rendimento do processo ou o poder calorífico do combustível. Essa redução na temperatura reacional acarreta grandes ganhos quando se pensa em custos operacionais, gerando assim mais uma vantagem sobre a utilização e produção de biodiesel com óleo residual proveniente de frituras.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / engenharia_quimica/index.php?dados=20211201610427

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G033 - ENGENHARIA QUÍMICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Luana de Castro Barboza e Universidade Federal de Lavras

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