SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Química

Título: APLICAÇÃO DE KAIZEN PARA OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO PRODUTIVO DE FÁRMACO

Autoria de: Thamara Vieira Correa de Mesquita

Orientação de: Natalia Maira Braga Oliveira

Presidente da banca: Natália Maira Braga Oliveira

Primeiro membro da banca: Joao Moreira Neto

Segundo membro da banca: Lidja Dahiane Menezes Santos Borel

Palavras-chaves: Indústria farmacêutica, Melhoria contínua, Ciclo PDCA, Mapeamento do fluxo de valor, Metodologia A3.

Data da defesa: 16/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 25/11/2021

Data da publicação: 25/11/2021

Referência: Mesquita, T. V. C. d. APLICAÇÃO DE KAIZEN PARA OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO PRODUTIVO DE FÁRMACO. 2021. 47 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Em um cenário de competição cada vez mais acirrada, empresas e indústrias de diversos setores têm procurado mecanismos que otimizem seus resultados, encurtem o prazo de entrega e eliminem o desperdício, de forma a aumentar sua lucratividade e rentabilidade. De tal forma, tem-se dado mais importância à implementação de ações estratégicas, buscando a melhoria dos processos. Para exemplificar essa questão, neste trabalho demonstra-se a aplicação da metodologia Kaizen, que visa reduzir desperdícios utilizando o bom senso, associada à ferramenta A3, que é a ilustração prática do ciclo PDCA (planejar, desenvolver, checar e agir), e o Mapeamento do Fluxo de Valor, que consiste em realizar um diagnóstico do fluxo de produção, no caso, para um processo da indústria farmacêutica de produção de um fármaco líquido. Foi feita uma análise do referencial teórico a respeito dessa metodologia de melhoria contínua, do processo produtivo em questão e do contexto da indústria farmacêutica, além de um estudo de caso em uma indústria farmacêutica, com o objetivo de avaliar os impactos da metodologia Kaizen, buscando observar os pontos positivos em redução de desperdício e otimização do processo, tão importantes dada a competitividade do setor farmacêutico. Dessa forma, através do mapeamento do fluxo de valor do processo escolhido, cronometrando os tempos gastos nas etapas de acabamento de um fármaco líquido, identificou-se os principais desperdícios do processo. Posteriormente, foi proposta uma contramedida para eliminar um dos desperdícios identificados, um tempo de espera, resultando na redução de 38 do tempo total de setup parcial do processo e, consequentemente, no aumento da produtividade do fármaco. Para implementação da melhoria, o tanque pulmão do produto foi substituído por outro de maior volume e o custo do investimento foi pago após um mês de operação, dado o retorno financeiro da otimização do processo. Portanto, as informações obtidas neste trabalho possibilitaram, além de aprimorar os conhecimentos relativos à indústria farmacêutica e ao controle da qualidade de processos, visualizar os bons resultados que as indústrias químicas podem obter ao associar tais ferramentas com grande potencial no que diz respeito à melhoria contínua, modelo que entusiasma gestores e colaboradores a atingirem metas e objetivos de forma a obter um clima organizacional favorável.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / engenharia_quimica/index.php?dados=20211201511046

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54091

Curso: G033 - ENGENHARIA QUÍMICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Thamara Vieira Correa de Mesquita e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo