SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Química

Título: ABORDAGEM TERMODINÂMICA DO PROCESSO DE ADSORÇÃO DO PÓ DA POLPA DE TAMARINDO (TAMARINDUS INDICA L.)

Autoria de: Joyce Maria de Araujo

Orientação de: Bruna de Souza Nascimento

Coorientação de: Bárbara Alana Fonseca da Costa

Presidente da banca: Bruna de Souza Nascimento

Primeiro membro da banca: Renata de Aquino Brito Lima Corrêa

Segundo membro da banca: Fabiana Queiroz

Palavras-chaves: entalpia, entropia, isotermas, monocamada, multicamadas

Data da defesa: 21/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 29/05/2021

Data da publicação: 29/05/2023

Referência: Araujo, J. M. d. ABORDAGEM TERMODINÂMICA DO PROCESSO DE ADSORÇÃO DO PÓ DA POLPA DE TAMARINDO (TAMARINDUS INDICA L.). 2021. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: As características nutricionais da polpa do tamarindo tornam-a uma matéria-prima atrativa para o desenvolvimento de novos produtos na indústria alimentícia. No entanto, a perecibilidade e sazonalidade desse fruto são fatores que reduzem sua vida útil. Por isso, obter a polpa do tamarindo na forma de pó é uma alternativa viável para a conservação do produto. Para avaliar a estabilidade do pó é imprescindível conhecer o mecanismo de adsorção de água através das isotermas de adsorção. Muzaffar e Kumar (2016) determinaram as isotermas de adsorção do pó da polpa de tamarindo em quatro diferentes temperaturas (20, 30, 40 e 50?C) por meio da técnica gravimétrica. Eles ajustaram os dados experimentais das isotermas aos modelos matemáticos BET, GAB, Oswin, Iglesias e Chirife, Smith e Caurie, sendo que o modelo que melhor representou as isotermas foi o de GAB. Dessa forma, os parâmetros do modelo de GAB determinados por Muzaffar e Kumar (2016) foram utilizados neste trabalho para os cálculos das propriedades termodinâmicas, como a variação da energia livre de Gibbs, variação da entalpia (diferencial e integral) e variação da entropia (diferencial e integral). As propriedades termodinâmicas das isotermas de adsorção de água na polpa em pó de tamarindo foram obtidas em todas as temperaturas (20, 30, 40 e 50?C) empregando o método de Othmer (1940). Os valores da energia livre de Gibbs aumentaram com o aumento da umidade de equilíbrio e suas variações foram todas negativas, indicando que o fenômeno de adsorção é espontâneo. As variações de entalpia diferencial, inicialmente, cresceram atingindo valores máximos absolutos de 7291,09 7220,72 7150,12 e 7079,07 J mol-1 para as temperaturas de 20, 30, 40 e 50?C, respectivamente, equivalentes a uma umidade de equilíbrio de 7,5 kg de água kg de sólido seco e posteriormente decresceram com o incremento da umidade de equilíbrio. Os resultados das variações da entropia diferencial apresentaram um comportamento contrário da entalpia diferencial, pois a princípio, diminuíram até um ponto mínimo e em seguida aumentaram até valores próximos de zero (0,74 0,63 0,68 0,74 J mol-1 K-1 para as temperaturas de 20, 30, 40 e 50?C, respectivamente) com a elevação da umidade. Para as propriedades integrais, menores variações de entalpia integral foram evidenciadas em maiores teores de umidade de equilíbrio, enquanto, as variações de entropia integral decresceram até valores mínimos para cada temperatura analisada e em seguida aumentaram, com o aumento da umidade de equilíbrio. Os valores mínimos de variações de entropia integral corresponderam aos teores de umidade de equilíbrio de maior estabilidade do pó que foram de 8,60 7,82 7,37 e 6,26 kg de águakg de material seco para as temperaturas de 20, 30, 40 e 50?C, respectivamente.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / engenharia_quimica/index.php?dados=20202201520105

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G033 - ENGENHARIA QUÍMICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Joyce Maria de Araujo e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo