Título: MODELAGEM E OTIMIZAÇÃO DA CADEIA DE PRODUÇÃO DE SAF VIA ROTA ATJ NO BRASIL ANÁLISE TÉCNICA, ECONÔMICA E AMBIENTAL
Título alternativo: MODELING AND OPTIMIZING THE SAF PRODUCTION CHAIN VIA THE ATJ ROUTE IN BRAZIL TECHNICAL, ECONOMIC, AND ENVIRONMENTAL ANALYSIS
Autoria de: Guilherme Oliveira
Orientação de: Adriano Viana Ensinas
Presidente da banca: Adriano Viana Ensinas
Primeiro membro da banca: Dimas Jose Rua Orozco
Segundo membro da banca: Jorge Eduardo Infante Cuan
Palavras-chaves: preço mínimo de venda, etanol, hidrogênio verde, viabilidade econômica, biometano
Data da defesa: 05/12/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-2
Data da versão final: 15/12/2025
Data da publicação: 15/12/2025
Referência: Oliveira, G. MODELAGEM E OTIMIZAÇÃO DA CADEIA DE PRODUÇÃO DE SAF VIA ROTA ATJ NO BRASIL ANÁLISE TÉCNICA, ECONÔMICA E AMBIENTAL . 2025. 72 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: A sustentabilidade ganhou força no século 21 visando as reduções das emissões de gases de efeito estufa (GEE) nos mais diversos setores, em especial, no setor aéreo, que emite cerca de 2 das emissões globais. A sustentabilidade no meio aéreo pode ser realizada de diferentes formas, com aviões mais eficientes ou combustíveis sustentáveis de aviação (SAF). Essa segunda forma é o foco deste trabalho, o qual realiza uma análise de viabilidade econômica para a produção de SAF no Brasil, produzido por meio da rota Alcohol to Jet, utilizando o etanol de cana-de-açúcar e milho como matéria-prima. Além da produção de etanol e SAF, a produção de hidrogênio verde foi estudada, retirando a necessidade da dependência desse insumo comumente produzido com a utilização de combustíveis fósseis. Indicadores, como TIR, VPL, Payback e Preço Mínimo de Venda (MSP) foram avaliados ao longo do trabalho para análise de viabilidade financeira da produção de SAF no Brasil.
Abstract: Sustainability has gained momentum in the 21st century, evolving with reductions in greenhouse gas (GHG) emissions across various sectors, especially the aviation sector, which emits approximately 2 of global emissions. Sustainability in aviation can be achieved in different ways, with more efficient aircraft or sustainable aviation fuels (SAF). This second approach is the focus of this work, which analyzes economic forecasts for SAF production in Brazil, produced via the Alcohol-to-Jet route, using sugarcane and corn ethanol as raw materials. In addition to ethanol and SAF production, the production of green hydrogen was studied, eliminating the need for dependence on this commonly produced fuel using fossil fuels. Indicators such as IRR, NPV, Payback, and Minimum Selling Price (MSP) were evaluated throughout the work to analyze financial targets for SAF production in Brazil.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G032 - ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Guilherme Oliveira e Universidade Federal de Lavras
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