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Título: PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DE VOLANTE DESTINADO A SIMULAÇÕES AUTOMOTIVAS VIRTUAIS

Título alternativo: DEVELOPMENT OF A PROTOTYPE STEERING WHEEL FOR VIRTUAL AUTOMOTIVE SIMULATIONS

Autoria de: Guilherme Luiz Goncalves Marcolino

Orientação de: Henrique Leandro Silveira

Coorientação de: -

Presidente da banca: Henrique Leandro Silveira

Primeiro membro da banca: Francisco Scinocca

Segundo membro da banca: Fábio Lucio Santos

Palavras-chaves: Simulador, Automobilismo, Protótipo, Volante, Virtual

Data da defesa: 26/11/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-2

Data da versão final: 15/12/2025

Data da publicação: 15/12/2025

Referência: Marcolino, G. L. G. PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DE VOLANTE DESTINADO A SIMULAÇÕES AUTOMOTIVAS VIRTUAIS. 2025. 56 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento, manufatura e teste de um protótipo de volante para simulações automotivas virtuais, com o objetivo de oferecer uma solução acessível e funcional que una realismo, desempenho e baixo custo. A crescente demanda por simuladores de corrida evidencia a necessidade de dispositivos capazes de reproduzir a dinâmica da direção de forma imersiva, e para isso foi adotada uma metodologia baseada em revisão bibliográfica, modelagem virtual, integração de sistemas embarcados e manufatura do protótipo. O projeto utiliza um Arduino Pro Micro como controlador central, responsável pela gestão de 14 botões, três potenciômetros e um display Nextion de 2,8 polegadas destinado à exibição de informações em tempo real, como velocidade, rotação do motor (RPM), marcha e estado dos pneus. O processo de desenvolvimento envolveu modelagem CAD, análise ergonômica, implementação dos circuitos eletrônicos, programação e fabricação dos componentes mecânicos do volante por meio de técnicas de usinage

Abstract: This study presents the development, manufacturing, and testing of a prototype steering wheel for virtual automotive simulations, aiming to deliver an accessible and functional solution that combines realism, performance, and low cost. The growing demand for racing simulators highlights the need for devices capable of reproducing steering dynamics in an immersive way accordingly, a methodology was adopted based on literature review, virtual modeling, embedded-systems integration, and prototype manufacturing. The project uses an Arduino Pro Micro as the central controller, managing 14 buttons, three potentiometers, and a 2.8-inch Nextion display for real-time visualization of information such as speed, engine speed (RPM), gear, and tire status. The development process involved CAD modeling, ergonomic analysis, implementation of electronic circuits, programming, and the fabrication of the wheel??s mechanical components through machining and additive manufacturing techniques, ensuring the realization of the prot

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / engenharia_mecanica/index.php?dados=20252202011096

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G032 - ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Guilherme Luiz Goncalves Marcolino e Universidade Federal de Lavras

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