SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Mecânica

Título: PROJETO, DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE ESTRUTURAL DE UM CHASSI DE FORMULA SAE ELÉTRICO

Título alternativo: PROJECT, DEVELOPMENT, AND STRUCTURAL ANALYSIS OF AN ELECTRIC FORMULA SAE CHASSIS

Autoria de: Frederico Soares de Freitas Guimaraes

Orientação de: Henrique Leandro Silveira

Presidente da banca: Henrique Leandro Silveira

Primeiro membro da banca: Wander Gustavo Rocha Vieira

Segundo membro da banca: Mauricio Francisco Caliri Junior

Palavras-chaves: Chassi, Estrutura veícular, Fórmula SAE, Rigidez Torcional, Rigidez Flexional

Data da defesa: 01/12/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-2

Data da versão final: 12/12/2025

Data da publicação: 12/12/2025

Referência: Guimaraes, F. S. d. F. PROJETO, DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE ESTRUTURAL DE UM CHASSI DE FORMULA SAE ELÉTRICO. 2025. 55 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: Este trabalho apresenta o projeto e a análise estrutural de um chassi tubular do tipo quadro 3D (spaceframe) destinado a um veículo Fórmula SAE elétrico. Foram avaliados quatro modelos estruturais com diferentes configurações de triangulação e variações de espessura dos tubos, com o objetivo de investigar sua influência na rigidez torcional e flexional, e consequentemente no comportamento estrutural e dinâmico do conjunto. O modelo de elementos finitos foi construído com elementos unidimensionais do tipo CBEAM, e os ensaios numéricos foram conduzidos no HyperMesh e HyperView, aplicando carregamentos simulados nos pontos de fixação da suspensão dianteira para representar condições reais de uso. Os resultados indicam que o aumento do número de triangulações contribui significativamente para o ganho de rigidez torcional, enquanto a rigidez flexional apresentou menor variação entre os modelos avaliados. Por fim, observou-se um ganho expressivo na rigidez torcional ao comparar a concepção inicial com o modelo mais otimizado, resultando em uma diferença de aproximadamente 4660 Nm????.

Abstract: This work presents the design and structural analysis of a tubular spaceframe chassis intended for an electric Formula SAE vehicle. Four structural models with different triangulation configurations and variations in tube thickness were evaluated to investigate their influence on the torsional and flexural stiffness, and consequently on the structural and dynamic behavior of the chassis. The finite element model was developed using one-dimensional CBEAM elements, and the numerical simulations were conducted in HyperMesh and HyperView, applying simulated loads to the front suspension mounting points to represent real operating conditions. The results indicate that increasing the number of triangulations significantly enhances torsional stiffness, where flexural stiffness showed less variation among the evaluated models. Finally, a substantial improvement in torsional stiffness was observed when comparing the initial design with the most optimized model, resulting in a difference of approximately 4660 Nm????.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / engenharia_mecanica/index.php?dados=20252201920747

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G032 - ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Frederico Soares de Freitas Guimaraes e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo