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Título: USO DE BIOGÁS EM MOTORES DIESEL DUAL FUEL ESTUDO DE DESEMPENHO, CUSTOS E SUSTENTABILIDADE NO SETOR AGRÍCOLA

Título alternativo: USE OF BIOGAS IN DUAL FUEL DIESEL ENGINES A STUDY OF PERFORMANCE, COSTS AND SUSTAINABILITY IN THE AGRICULTURAL SECTOR

Autoria de: Luiz Otavio Silverio Ribeiro

Orientação de: Carlos Eduardo Castilla Alvarez

Presidente da banca: Carlos Eduardo Castilla Alvarez

Primeiro membro da banca: Bruna Oliveira Passos e Silva Siqueira

Segundo membro da banca: Dimas Jose Rua Orozco

Palavras-chaves: MCI, calibração de motores, motores dual fuel, biogás, injeção de combustível

Data da defesa: 02/12/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-2

Data da versão final: 12/12/2025

Data da publicação: 12/12/2025

Referência: Ribeiro, L. O. S. USO DE BIOGÁS EM MOTORES DIESEL DUAL FUEL ESTUDO DE DESEMPENHO, CUSTOS E SUSTENTABILIDADE NO SETOR AGRÍCOLA. 2025. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: O setor agropecuário brasileiro depende fortemente do diesel, responsável por cerca de 70 do consumo energético na mecanização, o que implica altos custos e significativa emissão de poluentes. Nesse contexto, cresce a necessidade de soluções que conciliem eficiência, economia e menor impacto ambiental. Sendo assim, este estudo teve como objetivo principal a instalação, calibração e análise econômica e ambiental de um sistema de injeção de GNV em um motor diesel, operando em modo dual fuel. Para tanto, foi utilizado um motor de quatro cilindros presente em um trator Agrale BX6110, no qual foi instalado um kit de quinta geração da EDS IMPORT. Este kit, composto por cilindro de armazenamento de gás, um redutor de pressão, injetores de combustível, um sensor de pressão e uma central eletrônica, permitiu a injeção assíncrona do gás, com a dosagem controlada em função da carga do motor. A central eletrônica possibilitou o monitoramento em tempo real de diversos parâmetros operacionais, como rotação do motor, press

Abstract: The Brazilian agricultural sector is heavily dependent on diesel, which accounts for approximately 70 of the energy consumed in mechanization, resulting in high operational costs and significant pollutant emissions. In this context, the need for solutions that combine efficiency, cost reduction, and lower environmental impact has become increasingly evident. Thus, the main objective of this study was the installation, calibration, and economic??environmental analysis of a CNG injection system applied to a diesel engine operating in dual-fuel mode. A four-cylinder engine from an Agrale BX6110 tractor was used, in which a fifth-generation injection kit from EDS IMPORT was installed. This kit??consisting of a gas storage cylinder, a pressure regulator, fuel injectors, a pressure sensor, and an electronic control unit??enabled asynchronous gas injection, with dosage controlled as a function of engine load. The electronic control unit allowed real-time monitoring of several parameters, such as engine speed, intake m

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / engenharia_mecanica/index.php?dados=20252201820779

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G032 - ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Luiz Otavio Silverio Ribeiro e Universidade Federal de Lavras

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