SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Mecânica

Título: MODELO DE OTIMIZAÇÃO DE EFICIÊNCIA DE UM VEÍCULO ELÉTRICO

Autoria de: Octavio Henrique Vilas Boas Silva

Orientação de: Wander Gustavo Rocha Vieira

Presidente da banca: Wander Gustavo Rocha Vieira

Primeiro membro da banca: Belisario Nina Huallpa

Palavras-chaves: otimização, energia, tempo de percurso, custo, veículo elétrico

Data da defesa: 10/12/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-2

Data da versão final: 12/12/2025

Data da publicação: 12/12/2025

Referência: Silva, O. H. V. B. MODELO DE OTIMIZAÇÃO DE EFICIÊNCIA DE UM VEÍCULO ELÉTRICO. 2025. 70 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um modelo computacional em MATLAB® para otimizar o desempenho de um veículo elétrico ao longo de um percurso real com variações de inclinação. O trajeto é discretizado em trechos de 100 metros, nos quais são avaliadas as forças resistivas, aerodinâmica, rolagem e gravidade, e as forças propulsivas necessárias para vencer essas resistências e gerar o trabalho mecânico associado ao deslocamento. O modelo considera limites de torque e potência do motor, além do balanço energético da bateria, formulando o problema como uma otimização não linear resolvida pelo algoritmo Sequential Quadratic Programming (SQP) da função fmincon. Três funções objetivo foram analisadas minimização do tempo de percurso, da energia consumida e do custo operacional, permitindo comparar estratégias extremas e um cenário intermediário de compromisso entre desempenho e eficiência. Restrições adicionais de velocidade e condições iniciais foram impostas para representar o comportamento realista do veículo. Os resultados revelam como diferentes perfis de velocidade influenciam as forças atuantes, o trabalho mecânico total e o consumo de energia, demonstrando a capacidade do modelo em apoiar o planejamento de trajetórias e a avaliação do desempenho energético de veículos elétricos.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / engenharia_mecanica/index.php?dados=20252201721094

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G032 - ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Octavio Henrique Vilas Boas Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo