Título: OTIMIZAÇÃO PARAMÉTRICA DE UMA SUSPENSÃO AUTOMOTIVA ATRAVÉS DE ALGORITMO DIFERENCIAL EMPREGANDO MODELO QUARTER-CAR
Título alternativo: PARAMETRIC OPTIMIZATION OF AN AUTOMOTIVE SUSPENSION USING DIFFERENTIAL EVOLUTION ALGORITHM EMPLOYING A QUARTER-CAR MODEL
Autoria de: Raul Lima Carvalho
Orientação de: Henrique Leandro Silveira
Presidente da banca: Henrique Leandro Silveira
Primeiro membro da banca: Belisario Nina Huallpa
Segundo membro da banca: Wander Gustavo Rocha Vieira
Palavras-chaves: suspensão automotiva, otimização, algoritmo de evolução diferencial, calibração, quarter-car
Data da defesa: 30/06/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-1
Data da versão final: 10/07/2025
Data da publicação: 10/07/2025
Referência: Carvalho, R. L. OTIMIZAÇÃO PARAMÉTRICA DE UMA SUSPENSÃO AUTOMOTIVA ATRAVÉS DE ALGORITMO DIFERENCIAL EMPREGANDO MODELO QUARTER-CAR. 2025. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: Este trabalho apresenta a otimização paramétrica de um sistema de suspensão veicular baseado no modelo de um quarto de carro, visando melhorar o conforto e a estabilidade do veículo. A modelagem matemática foi realizada a partir das equações de movimento obtidas pela Segunda Lei de Newton, com análise nos domínios do tempo e da frequência. Para a otimização dos parâmetros de rigidez e amortecimento da mola e do pneu, foi utilizado o algoritmo de Evolução Diferencial. As funções objetivo buscaram minimizar a aceleração da massa suspensa e a variação da força de contato entre o pneu e a pista. Os resultados evidenciaram reduções de 23,4 e 20,7, respectivamente, demonstrando a eficácia da metodologia. Também foi conduzido um estudo comparativo entre dois tipos de veículos, um urbano e outro rodoviário, com otimizações específicas para cada caso, resultando em reduções superiores a 35 nas variáveis analisadas. Observou-se que o desempenho dinâmico se deteriora quando o veículo opera fora das condições para as
Abstract: This work presents the parametric optimization of a vehicle suspension system based on the quarter-car model, aiming to improve ride comfort and vehicle stability. The mathematical modeling was carried out using equations of motion derived from Newton????????s Second Law, with analysis performed in both time and frequency domains. The Differential Evolution algorithm was applied to optimize the stiffness and damping parameters of the suspension spring and tire. The objective functions targeted the minimization of the sprung mass acceleration and the variation of the tire-road contact force. The results showed reductions of 23.4 and 20.7, respectively, demonstrating the effectiveness of the proposed methodology. A comparative study was also conducted between two vehicle types, one urban and one designed for highway use, with specific optimizations for each case, resulting in improvements greater than 35 in the analyzed variables. It was observed that vehicle performance deteriorates significantly when operated und
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G032 - ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Raul Lima Carvalho e Universidade Federal de Lavras
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