SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Mecânica

Título: ANÁLISE ESTRUTURAL DE UM CHASSI DE FÓRMULA SAE UTILIZANDO ENGENHARIA ASSISTIDA POR COMPUTADOR - CAE

Autoria de: Lucas Resende Oliveira

Orientação de: Mauricio Francisco Caliri Junior

Presidente da banca: Mauricio Francisco Caliri Junior

Primeiro membro da banca: Wander Gustavo Rocha Vieira

Segundo membro da banca: Henrique Leandro Silveira

Palavras-chaves: Rigidez torcional, Método dos Elementos Finitos, Análise Modal, Dinâmica Veicular, Fórmula SAE

Data da defesa: 11/06/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-1

Data da versão final: 15/07/2025

Data da publicação: 15/07/2025

Referência: Oliveira, L. R. ANÁLISE ESTRUTURAL DE UM CHASSI DE FÓRMULA SAE UTILIZANDO ENGENHARIA ASSISTIDA POR COMPUTADOR - CAE. 2025. 70 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: Um carro de Fórmula SAE é um veículo de competição, o qual é exposto a corridas de alta velocidade e curvas de raios curtos, o que necessita de um bom funcionamento do sistema de suspensão para obter boa dirigibilidade. Por isso, este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo relacionado à análise estrutural e modal do chassi da equipe Zeus Fórmula SAE, que leva em consideração os casos de torção, aceleração e frenagem, além da realização de uma análise modal. O chassi foi modelado virtualmente no software Hypermesh da empresa Altair, utilizando elementos 1D eou 2D, com a aplicação de condições de contorno específicas para cada caso de carga, em busca de melhor fidelidade entre os modelos virtuais e a realidade física. Com os modelos devidamente elaborados, foram realizados os cálculos de rigidez torcional para modelos primeiramente utilizando elementos rígidos (RBE2) e depois elementos de interpolação (RBE3) para simplificação da suspensão. As análises, tanto lineares estáticas quanto não lineares estáticas, foram realizadas para as modelagens usando elementos 1D e depois usando elementos 2D. Na sequência, investigou-se qual é o melhor elemento, RBE2 ou RBE3, para a conexão dos pontos de fixação da suspensão, visto a influência de cada um na rigidez dos modelos. Verificou-se que a representação mais adequada se deu utilizando os elementos RBE3. Foi possível verificar a rigidez torcional nos sentidos horário e anti-horário sendo respectivamente 78971,1 N.mrad e 80021,6 N.mrad, evidenciando que o chassi é assimétrico. Com as análises não lineares estáticas, as tensões obtidas em cada modelo, 1D e 2D, com RBE2 ou RBE3, foram analisadas com base no critério de falha de von Mises. Além disso, analisou-se a magnitude da não linearidade dos modelos, a qual se mostrou não significativa. Por fim, foram determinadas as frequências naturais dos modelos 1D e 2D por meio de simulações numéricas, e os resultados foram comparados com valores experimentais, visando à verificação da representatividade do modelo virtual.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / engenharia_mecanica/index.php?dados=20251201911068

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G032 - ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Lucas Resende Oliveira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo