Título: OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE IMPORTAÇÃO EM UMA INDÚSTRIA DE AUTOPEÇAS APLICAÇÃO DO MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR E SUBSTITUIÇÃO DE LCL POR FCL
Autoria de: Ananda Fruchi dos Santos
Orientação de: Joelma Rezende Durao Pereira
Coorientação de: André Luiz Dessimoni dos Santos
Presidente da banca: Joelma Rezende Durão Pereira
Primeiro membro da banca: André Luiz Dessimoni dos Santos
Segundo membro da banca: Evandro Pereira da Silva
Palavras-chaves: Lean Manufacturing, mapeamento de fluxo de valor, logística de importação, container FCL, indústria automotiva
Data da defesa: 08/07/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-1
Data da versão final: 11/07/2025
Data da publicação: 11/07/2025
Referência: Santos, A. F. d. OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE IMPORTAÇÃO EM UMA INDÚSTRIA DE AUTOPEÇAS APLICAÇÃO DO MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR E SUBSTITUIÇÃO DE LCL POR FCL. 2025. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de melhoria logística para o processo de importação de componentes automotivos em uma indústria localizada no Sul de Minas Gerais, fundamentada na filosofia Lean Manufacturing e na ferramenta de Mapeamento do Fluxo de Valor (Value Stream Mapping ???? VSM). Originado de um projeto integrador anterior, o estudo identificou desperdícios críticos, especialmente no transporte internacional por cargas fracionadas (Less than Container Load ???? LCL), que geravam atrasos, divergências de estoque e desalinhamento entre os fluxos físico e sistêmico. O objetivo principal foi demonstrar os impactos da migração para o modelo de transporte por contêiner completo (Full Container Load ???? FCL), com foco na redução de lead time, maior controle operacional e alinhamento com práticas de armazenagem enxuta. A metodologia adotada baseou-se no VSM para mapear os gargalos logísticos e propor melhorias, com análise de dados reais coletados entre fevereiro e abril de 2025, após a implementação da mudança modal. Os resultados alcançados incluíram a redução de 46 no tempo médio de transporte internacional e de 22 no lead time total, além de uma economia anual superior a R 1,1 milhão. Também foram observados ganhos em rastreabilidade, previsibilidade e redução de perdas, avarias e custos com armazenagem prolongada. A proposta reforça a aplicabilidade do pensamento Lean em contextos logísticos complexos e oferece um modelo replicável para outras rotas de importação e unidades industriais, contribuindo para o aumento da eficiência e da confiabilidade na cadeia de suprimentos global.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G032 - ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Ananda Fruchi dos Santos e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo