Título: AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ABSORÇÃO DE CO?? E H??S EM UMA TORRE DE PURIFICAÇÃO DE BIOGÁS EMPREGANDO SOLUÇÃO DE NaOH
Autoria de: Alan Lucas Reis
Orientação de: Carlos Eduardo Castilla Alvarez
Presidente da banca: Carlos Eduardo Castilla Alvarez
Primeiro membro da banca: Marcio Montagnana Vicente Leme
Segundo membro da banca: Jessica de Oliveira Notorio Ribeiro
Palavras-chaves: Biogás, Energia Renovável, Purificação, Biometano, Absorção
Data da defesa: 26/06/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-1
Data da versão final: 30/06/2025
Data da publicação: 30/06/2025
Referência: Reis, A. L. AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ABSORÇÃO DE CO?? E H??S EM UMA TORRE DE PURIFICAÇÃO DE BIOGÁS EMPREGANDO SOLUÇÃO DE NaOH. 2025. 58 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: O biogás, produzido a partir da decomposição de matéria orgânica, é uma fonte promissora de energia renovável. A purificação para obtenção de biometano é um processo essencial, pois remove contaminantes como dióxido de carbono (CO??) e compostos sulfurosos, tornando-o compatível com os padrões de gás natural. O biometano é uma alternativa sustentável que pode ser empregada em veículos, geração de energia elétrica e aquecimento, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa e para a transição rumo a uma economia de baixo carbono. Este estudo busca avaliar a eficiência do processo de purificação de biogás em uma torre de absorção, comparando o desempenho da solução básica de hidróxido de sódio (NaOH) com água pura. O sistema experimental foi projetado com um fluxo de biogás constante e monitoramento dos principais parâmetros operacionais, como pressão, volume de gás injetado e temperatura. A solução de NaOH foi preparada com uma concentração de 0,125 mol.L??¹, e os ensaios realizados sob condições de temperatura ambiente e pressão constante, além de não ter utilizado o sistema de recirculação da torre. Os resultados indicaram que o uso de água causou remoção moderada de CO?? e H??S, saindo da concentração inicial de 49,44 de CH??, 38,82 de CO?? e 119 ppm de H??S e atingindo no ponto de melhor performance, uma concentração de 55,38 de CH??, 26,32 de CO?? e 15 ppm de H??S. Este resultado está relacionado ao aumento excessivo de acidez do líquido durante o processo, que foi monitorado através do pH durante os ensaios, em que o pH saiu de 7,45 no início para 4,02 no fim. Em contrapartida, o ensaio com a solução de NaOH demonstrou um aumento significativo no enriquecimento de metano, saindo de 46,42 de CH??, 36,93 de CO?? e 149 ppm de H??S e alcançando após a purificação valores como 82,76 de CH?? e reduzindo a concentração de CO?? para 1,13 e de H??S para 3 ppm, além de proporcionar um pH básico (12,2) no início dos ensaios, onde, por mais que ao decorrer dos ensaios ocorreu acidificação, sua eficiência de purificação persistiu por mais tempo até começar a saturar. O desempenho superior da solução básica foi evidenciado pela estabilidade na remoção dos contaminantes e maior resistência à saturação em comparação ao uso de água pura. Dessa forma, a eficiência observada se alinha aos dados da literatura, que apontam para o hidróxido de sódio como uma das bases mais promissoras para uso em sistemas de lavagem de gases. Diante dos resultados, conclui-se que o uso de NaOH apresenta maior potencial para aplicações de purificação de biogás, devido ao seu desempenho na remoção de contaminantes e enriquecimento de CH??. Contudo, este estudo reforça a relevância de tecnologias sustentáveis para a purificação de biogás e sua contribuição para a transição energética e redução de emissões de carbono.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G032 - ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Alan Lucas Reis e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo