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Título: ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE CONTAMINAÇÕES NO PROCESSO DE SOLDAGEM MAG DE AMORTECEDORES AUTOMOTIVOS

Autoria de: Anderson Davi Pimenta

Orientação de: Filipe Augusto Gaio de Oliveira

Presidente da banca: Filipe Augusto Gaio de Oliveira

Primeiro membro da banca: Joelma Rezende Durão Pereira

Segundo membro da banca: Sandro Pereira da Silva

Palavras-chaves: Soldagem GMAW, Impurezas, Estanqueidade, Resistência mecânica, Indústria automotiva

Data da defesa: 08/07/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-1

Data da versão final: 11/07/2025

Data da publicação: 11/07/2025

Referência: Pimenta, A. D. ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE CONTAMINAÇÕES NO PROCESSO DE SOLDAGEM MAG DE AMORTECEDORES AUTOMOTIVOS. 2025. 54 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: Este trabalho investigou a influência de dois tipos de contaminantes no processo de soldagem MAG de amortecedores automotivos, resíduos de solda e óleo de corte, com foco na resistência à tração e na estanqueidade das juntas soldadas. A pesquisa foi motivada pela necessidade de compreender o impacto da presença de resíduos típicos do processo produtivo, na qualidade e confiabilidade do produto. Foram preparadas 27 amostras com níveis controlados de contaminação 0, 0,05 e 0,15 g de resíduos de solda e 0, 0,5 e 1 mL de óleo, seguidas da realização de soldagem automatizada com parâmetros padronizados. Os componentes soldados foram submetidos a ensaios de estanqueidade, utilizando equipamento de medição por decaimento de pressão, e a testes de resistência à tração. Observou-se que ambos os contaminantes, isoladamente e combinados, afetaram a qualidade das juntas soldadas. Em termos de estanqueidade, os níveis mais altos de contaminação aumentaram os índices de vazamento em até 24.837, enquanto a resistência à tração foi reduzida em até 29,2. Os dados evidenciam a importância de medidas rigorosas de limpeza e controle de contaminação na etapa de preparação das superfícies, visando à melhoria da qualidade e da confiabilidade do produto final. Assim, o estudo contribui com recomendações práticas para a melhoria da qualidade e segurança dos produtos automotivos.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / engenharia_mecanica/index.php?dados=20251201810999

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G032 - ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Anderson Davi Pimenta e Universidade Federal de Lavras

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