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Título: Análise da dinâmica longitudinal de um protótipo veicular elétrico para competições de eficiência energética

Título alternativo: Analysis of the longitudinal dynamics of an electric vehicle prototype for energy efficiency competitions

Autoria de: Paulo César de Lima Neto

Orientação de: Belisario Nina Huallpa

Coorientação de: Henrique Leandro Silveira

Presidente da banca: Belisario Nina Huallpa

Primeiro membro da banca: Henrique Leandro Silveira

Segundo membro da banca: Vinicius Miranda Pacheco

Palavras-chaves: Dinâmica longitudinal, Simulação computacional, Eficiência energética, Controle, PID

Data da defesa: 02/07/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-1

Data da versão final: 11/07/2025

Data da publicação: 11/07/2025

Referência: Neto, P. C. d. L. Análise da dinâmica longitudinal de um protótipo veicular elétrico para competições de eficiência energética. 2025. 68 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise da dinâmica longitudinal de um protótipo veicular elétrico desenvolvido para participação em competições de eficiência energética. Objetivou-se construir um modelo multifísico do sistema, integrando os aspectos construtivos elétricos, mecânicos e de controle, de modo a estimar o consumo energético e propor estratégias para sua otimização. O modelo foi desenvolvido com base nas equações físicas que regem as forças de tração e resistivas que regem a movimentação longitudinal, levando em consideração a resistência ao rolamento, arrasto aerodinâmico e força gravitacional. A simulação foi implementada no ambiente MATLABSimulink, permitindo a reprodução do comportamento dinâmico do veículo em diferentes condições de pista e operação. Foram analisados dois regimes distintos a fase de aceleração, na qual determinou-se a menor tensão capaz de levar o veículo de 0 a 25 kmh em 30 segundos, e a fase de velocidade de cruzeiro, onde estimou-se a tensão mínima para manter a velocidade constante. Também foi implementado um controlador PID para regular automaticamente a tensão de entrada, assegurando estabilidade mesmo em trechos com inclinações variáveis. Conclui-se que o modelo desenvolvido é capaz de representar satisfatoriamente o comportamento do protótipo, sendo uma ferramenta útil para otimização do projeto e tomada de decisões baseadas em simulações.

Abstract: Analysis of the longitudinal dynamics of an electric vehicle prototype for energy efficiency competitions

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / engenharia_mecanica/index.php?dados=20251201810422

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G032 - ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Paulo César de Lima Neto e Universidade Federal de Lavras

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