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Título: INVESTIGAÇÃO AEROELÁSTICA DO FENÔMENO DE FLUTTER EM UMA ASA DE AERONAVE LEVE NÃO TRIPULADA

Autoria de: Marco Aurélio Rezende Silva

Orientação de: Mauricio Francisco Caliri Junior

Presidente da banca: Maurício Francisco Caliri Júnior

Primeiro membro da banca: Wander Gustavo Rocha Vieira

Segundo membro da banca: Henrique Leandro Silveira

Palavras-chaves: Flutter, Aeroelasticidade, Interação fluido-estrutura (FSI), VANT, Método P-K

Data da defesa: 07/02/2025

Semestre letivo da defesa: 2024-2

Data da versão final: 15/02/2025

Data da publicação: 15/02/2025

Referência: Silva, M. A. R. INVESTIGAÇÃO AEROELÁSTICA DO FENÔMENO DE FLUTTER EM UMA ASA DE AERONAVE LEVE NÃO TRIPULADA. 2025. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: Este artigo investiga o fenômeno aeroelástico de flutter em uma asa flexível de um veículo aéreo não tripulado (VANT) utilizando um software comercial de Engenharia Assistida por Computador (CAE). As matrizes estruturais foram montadas utilizando o Método dos Elementos Finitos (FEM), enquanto as matrizes aerodinâmicas foram calculadas pelo Método de Painéis Duplos (DLM). O acoplamento entre as malhas estruturais e aerodinâmicas foi implementado usando funções SPLINE, definindo a interação fluido-estrutura (FSI). O método p-k foi aplicado para avaliar a estabilidade aeroelástica e determinar as velocidades críticas de flutter para os modos de vibração mais relevantes em um projeto de asa. Os resultados indicaram que a menor velocidade de flutter (141,1ms) está fora do envelope operacional de voo, validando a estabilidade do projeto do VANT estudado. Além disso, a análise demonstrou a influência dos modos naturais de vibração no comportamento aeroelástico da asa, destacando a coalescência de modos como um comp

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / engenharia_mecanica/index.php?dados=20242201920014

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G032 - ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Marco Aurélio Rezende Silva e Universidade Federal de Lavras

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