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Título: ESTUDO DA PERFORMANCE E EMISSÕES DE UM MOTOR DE IGNIÇÃO POR COMPRESSÃO COM SISTEMA DE INJEÇÃO MECÂNICO OPERANDO EM DUAL-FUEL COM DIESEL E GNV

Autoria de: Lucas Oliveira

Orientação de: Carlos Eduardo Castilla Alvarez

Presidente da banca: Carlos Eduardo Castilla Alvarez

Primeiro membro da banca: Dimas Jose Rua Orozco

Segundo membro da banca: Filipe César Bastos

Palavras-chaves: motores de combustão interna, motores diesel, motores dual-fuel, GNV, metano

Data da defesa: 06/12/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-2

Data da versão final: 21/01/2025

Data da publicação: 21/01/2025

Referência: Oliveira, L. ESTUDO DA PERFORMANCE E EMISSÕES DE UM MOTOR DE IGNIÇÃO POR COMPRESSÃO COM SISTEMA DE INJEÇÃO MECÂNICO OPERANDO EM DUAL-FUEL COM DIESEL E GNV. 2025. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: Este estudo investiga o impacto da adição de gás natural veicular (GNV) ao diesel no desempenho de um motor de ignição por compressão. Em sistemas dual-fuel a diesel, o GNV é utilizado para substituir parte da energia originalmente fornecida pelo diesel. O objetivo é avaliar a performance do motor de um trator agrícola modelo Agrale BX6110 operando no modo dual-fuel, com adaptações simples que permitem seu funcionamento também no modo original, garantindo fácil reversão. Além disso, o GNV pode representar uma alternativa econômica e ambientalmente vantajosa para o agricultor, reduzindo de forma significativa seus custos operacionais. Os testes foram realizados com quatro diferentes casos de injeção de GNV e três casos de injeção de diesel, utilizando um dinamômetro de bancada modelo AW Dynamometer NEB 200. A substituição máxima de diesel por GNV foi de 45,20. No modo dual-fuel, o motor alcançou valores máximos de torque e potência de 665 N?m e 37,3 kW, respectivamente, representando uma perda de 20,45 em comparação ao funcionamento apenas com diesel. Observou-se também uma redução de 20,50 nas emissões de dióxido de carbono (CO2) e as emissões de hidrocarbonetos não queimados aumentaram em aproximadamente 4,52 vezes. Através da análise econômica, concluiu-se que para o ponto de maior torque e potência operando em dual-fuel, foi possível atingir uma redução do custo pelo kWh produzido em 14,32.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / engenharia_mecanica/index.php?dados=20242201910701

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G032 - ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Lucas Oliveira e Universidade Federal de Lavras

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