SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Mecânica

Título: INFLUÊNCIA DOS BLEEDS DO CALIBRADOR DA VÁLVULA DE TRAÇÃO DE UM AMORTECEDOR AUTOMOTIVO UMA INVESTIGAÇÃO EXPERIMENTAL

Título alternativo: INFLUENCE OF AUTOMOTIVE SHOCK ABSORBER TRACTION VALVE CALIBRATOR BLEEDS AN EXPERIMENTAL INVESTIGATION

Autoria de: Lucas Torres de Oliveira

Orientação de: Henrique Leandro Silveira

Presidente da banca: Prof. Dr. Henrique Leandro Silveira

Primeiro membro da banca: Prof. Dr. Belisario Nina Huallpa

Segundo membro da banca: Prof. Dr. Wander Gustavo Rocha Vieira

Palavras-chaves: Calibrador, válvula de tração, carga dinâmica, pistão, amortecedor

Data da defesa: 07/02/2025

Semestre letivo da defesa: 2024-2

Data da versão final: 10/02/2025

Data da publicação: 10/02/2025

Referência: Oliveira, L. T. d. INFLUÊNCIA DOS BLEEDS DO CALIBRADOR DA VÁLVULA DE TRAÇÃO DE UM AMORTECEDOR AUTOMOTIVO UMA INVESTIGAÇÃO EXPERIMENTAL. 2025. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: Este documento aborda a investigação experimental de como a quantidade de bleeds influencia a resposta dinâmica dos amortecedores automotivos. Os bleeds são aberturas no disco do calibrador que afetam a resistência e comportamento dos amortecedores sob diferentes carregamentos dinâmicos. O objetivo geral do estudo é investigar a influência da alteração na quantidade de bleeds do calibrador da válvula de tração de um amortecedor automotivo sobre a força de amortecimento, visando otimizar o desempenho do amortecedor em diferentes condições de condução. Os objetivos específicos foram avaliar como a variação na quantidade de bleeds afeta a resposta dinâmica do amortecedor em diferentes velocidades de operação, especialmente em baixas velocidades comparar o desempenho de três conjuntos de amortecedores com diferentes quantidades de bleeds (4, 5 e 6) para determinar qual configuração oferece melhor desempenho em termos de conforto e estabilidade conduzir testes experimentais em laboratório utilizando um dinamôm

Abstract: This document addresses the experimental investigation of how the number of bleeds influences the dynamic response of automotive shock absorbers. Bleeds are openings in the calibrator disc that affect the resistance and behavior of shock absorbers under different dynamic loads. The general objective of the study is to investigate the influence of changes in the number of bleeds in the traction valve calibrator of an automotive shock absorber on the damping force, aiming to optimize the shock absorbers performance under various driving conditions. The specific objectives were to evaluate how the variation in the number of bleeds affects the dynamic response of the shock absorber at different operating speeds, especially at low speeds compare the performance of three sets of shock absorbers with different numbers of bleeds (4, 5, and 6) to determine which configuration offers the best performance in terms of comfort and stability conduct experimental tests in the laboratory using a dynamometer to measure t

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / engenharia_mecanica/index.php?dados=20242201721116

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G032 - ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Lucas Torres de Oliveira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo