Título: METODOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE SUSPENSÃO E DIREÇÃO DE VEÍCULOS DE ALTO DESEMPENHO BASEADA NA MODELAGEM SEMI-EMPÍRICA DE PNEUS
Título alternativo: METHODOLOGY FOR THE DEVELOPMENT OF SUSPENSION AND STEERING SYSTEMS FOR HIGH-PERFORMANCE VEHICLES BASED ON SEMI-EMPIRICAL TIRES MODELING
Autoria de: Vinicius Gomes de Sousa
Orientação de: Carlos Eduardo Castilla Alvarez
Presidente da banca: Carlos Eduardo Castilla Alvarez
Primeiro membro da banca: Fabio Lúcio Santos
Segundo membro da banca: Henrique Leandro Silveira
Palavras-chaves: Pneu, Dinâmica veicular, Suspensão, Tranferência de carga, Direção
Data da defesa: 28/01/2025
Semestre letivo da defesa: 2024-2
Data da versão final: 10/02/2025
Data da publicação: 10/02/2025
Referência: Sousa, V. G. d. METODOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE SUSPENSÃO E DIREÇÃO DE VEÍCULOS DE ALTO DESEMPENHO BASEADA NA MODELAGEM SEMI-EMPÍRICA DE PNEUS. 2025. 76 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: Este trabalho aborda o desenvolvimento de parâmetros cinemáticos de suspensão e direção de um veículo do tipo formula, empregando modelagem semi-empírica de pneus com foco na suspensão do tipo Double Wishbone, que oferece flexibilidade para ajustar parâmetros como Câmber, Convergência e Cáster, essenciais para estabilidade e aderência em curvas fechadas. Comdados depneus disponíveis aplicou-se a Fórmula Mágica de Pacejka adimensional, mode lando forças laterais e ângulos de deriva para melhorar o contato dos pneus com a pista e com a quantificação da transferência lateral de carga da suspensão, realizou-se ajustes na geometria de Ackerman da direção que minimizaram o escorregamento dos pneus em curvas. A metodologia foi validada no protótipo Z05 da equipe Zeus Formula SAE por meio do software Lotus Sus pension Analysis, resultando em melhorias significativas no desempenho dinâmico, com maior controle e estabilidade. O estudo conclui que a integração de modelagem semi-empírica de pneus com análise de
Abstract: This work addresses the development of kinematic suspension and steering parameters of a formula-type vehicle, using semi-empirical tire modeling with a focus on Double Wishbone suspension, which offers flexibility to adjust parameters such as Camber, Toe and Caster, essential for stability and grip in tight curves. With available tire data, the dimensionless Pacejka Magic Formula was applied, modeling lateral forces and drift angles to improve tire contact with the track and with the quantification of the lateral load transfer of the suspension, adjustments were made to the Ackerman steering geometry that minimized tire slippage in curves. The methodology was validated on the Z05 prototype of the Zeus Formula SAE team using the Lotus Sus pension Analysis software, resulting in significant improvements in dynamic performance, with greater control and stability. The study concludes that the integration of semi-empirical tire modeling with suspension and steering analysis allows for precise adjustments and con
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G032 - ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Vinicius Gomes de Sousa e Universidade Federal de Lavras
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