Título: MODELO DE OTIMIZAÇÃO DO TEMPO DE CICLISTAS EM PROVAS DE CONTRARRELÓGIO
Título alternativo: MODEL FOR OPTIMIZING CYCLISTS TIME IN TIME TRIAL RACES
Autoria de: Alessandro Júnior de Souza Pereira
Orientação de: Wander Gustavo Rocha Vieira
Presidente da banca: Wander Gustavo Rocha Vieira
Primeiro membro da banca: Belisario Nina Huallpa
Segundo membro da banca: Henrique Leandro Silveira
Palavras-chaves: contrarrelógio, otimização de tempo, ciclismo, potência, potência crítica
Data da defesa: 06/02/2025
Semestre letivo da defesa: 2024-2
Data da versão final: 08/02/2025
Data da publicação: 08/02/2025
Referência: Pereira, A. J. d. S. MODELO DE OTIMIZAÇÃO DO TEMPO DE CICLISTAS EM PROVAS DE CONTRARRELÓGIO. 2025. 50 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo minimizar o tempo de percurso de um ciclista em uma prova de contrarrelógio. Para determinar as potências ideais a serem geradas pelo atleta, foi utilizado um modelo de potência associado à bicicleta, em conjunto com dados do trajeto a ser percorrido. Além disso, foram empregados dois modelos fisiológicos ?? o modelo de potência crítica e o modelo de regeneração de energia ?? que impõem limites realistas à potência gerada, evitando valores incompatíveis com a realidade. A otimização foi realizada por meio de simulações computacionais, considerando dois cenários distintos. No primeiro cenário, um trajeto completamente plano foi utilizado para observação do funcionamento do modelo. No segundo cenário, considerou-se o percurso com a altimetria real e a regeneração de energia. Por fim, foi feita uma análise qualitativa utilizando dados reais de potência do percurso, obtidos pelo aplicativo Strava. Essa análise possibilitou a comparação dos perfis de potência e a avaliação do desempenho dos modelos propostos em relação à realidade. Observou-se que, entre os modelos adotados, o modelo de regeneração W(BAL-ODE) foi o mais promissor.
Abstract: This study aims to minimize a cyclist??s completion time in a time trial race. To determine the optimal power outputs required from the athlete, a power model associated with the bicycle was employed, along with data from the intended course. Additionally, two physiological models??the critical power model and the energy regeneration model??were incorporated to impose realistic constraints on the generated power, preventing unrealistic values. Optimization was performed through computational simulations considering two distinct scenarios. In the first scenario, a completely flat course was used to observe the model??s behavior. In the second scenario, the actual course elevation and energy regeneration were taken into account. Finally, a qualitative analysis was conducted using real power data from the course, obtained via the Strava application. This analysis enabled a comparison of power profiles and an assessment of the proposed models performance against real-world conditions. Among the adopted models, the W(BAL-ODE) regeneration model proved to be the most promising.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G032 - ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Alessandro Júnior de Souza Pereira e Universidade Federal de Lavras
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