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Título: DESENVOLVIMENTO DE UMA BANCADA PARA ENSAIO DE RIGIDEZ TORCIONAL DE UM CHASSI DE FÓRMULA SAE

Título alternativo: Development of a Test Bench for the Torsional Rigidity Testing of a Formula SAE Chassis

Autoria de: Luiz Eduardo Marques Santana

Orientação de: Henrique Leandro Silveira

Presidente da banca: Henrique Leandro Silveira.

Primeiro membro da banca: Fabio Lucio Santos

Segundo membro da banca: Mauricio Francisco Caliri Junior

Palavras-chaves: Rigidez Torcional, Fórmula SAE, Chassi Veicular, MEF, Validação Experimetal

Data da defesa: 22/08/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-1

Data da versão final: 28/08/2024

Data da publicação: 28/08/2024

Referência: Santana, L. E. M. DESENVOLVIMENTO DE UMA BANCADA PARA ENSAIO DE RIGIDEZ TORCIONAL DE UM CHASSI DE FÓRMULA SAE. 2024. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.

Resumo: Este trabalho destaca a importância da rigidez torcional em chassis veiculares, essencial para o funcionamento eficiente dos sistemas dinâmicos e a segurança dos ocupantes. Entretanto, um chassi com alta rigidez pode resultar em aumento de peso, demandando um equilíbrio entre rigidez e massa. A simulação computacional é uma ferramenta fundamental nesse processo, permitindo otimizações estruturais antes da construção, o que reduz custos de projeto. Porém, a validação experimental é crucial para verificar a precisão dos resultados e ajustar discrepâncias no modelo virtual. Assim, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma bancada para análise da rigidez torcional do chassi da equipe Hybrid Formula-E, visando validar os resultados computacionais e o projeto do protótipo. Os resultados mostraram que a bancada é capaz de aplicar a carga torcional necessária no chassi. No entanto, ao comparar os resultados computacionais e experimentais, observou-se um desvio de 30,6 nos valores de rigidez obtidos, o que impedi

Abstract: This study highlights the importance of torsional stiffness in vehicle chassis, which is essential for the efficient operation of dynamic systems and occupant safety. However, a chassis with high stiffness can result in increased weight, necessitating a balance between stiffness and mass. Computational simulation is a critical tool in this process, allowing for structural optimizations prior to construction, thereby reducing design costs. Nevertheless, experimental validation is crucial to verify the accuracy of the results and to adjust any discrepancies in the virtual model. Thus, the objective of this study was to develop a test rig for analyzing the torsional stiffness of the Hybrid Formula-E team??s chassis, aiming to validate the computational results and the prototype design. The results showed that the test rig is capable of applying the necessary torsional load on the chassis. However, when comparing the computational and experimental results, a deviation of 30.6 was observed in the stiffness values,

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / engenharia_mecanica/index.php?dados=20241201820748

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G032 - ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Luiz Eduardo Marques Santana e Universidade Federal de Lavras

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