SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Mecânica

Título: APLICAÇÃO DO FMEA EM PROGRAMAS DE MANUTENÇÃO DE PNEUS EM FROTAS DE CAMINHÕES

Título alternativo: APPLICATION OF FMEA IN TIRE MAINTENANCE PROGRAMS FOR TRUCK FLEETS

Autoria de: Caio Junqueira Ferreira

Orientação de: Luana Elis de Ramos e Paula

Coorientação de: Raphael Nogueira Rezende

Presidente da banca: Luana Elis de Ramos e Paula

Primeiro membro da banca: Raphael Nogueira Rezende

Segundo membro da banca: Filipe da Silva de Oliveira

Palavras-chaves: Análise de falhas, Otimização de manutenção, Sustentabilidade logística, FMEA, Gestão

Data da defesa: 22/08/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-1

Data da versão final: 27/08/2024

Data da publicação: 27/08/2024

Referência: Ferreira, C. J. APLICAÇÃO DO FMEA EM PROGRAMAS DE MANUTENÇÃO DE PNEUS EM FROTAS DE CAMINHÕES. 2024. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.

Resumo: O trabalho explorou a aplicação do FMEA (Failure Modes and Effects Analysis) para minimizar o descarte de pneus em operações de caminhões. A pesquisa concentrou-se na detecção de falhas na gestão de pneus, empregando técnicas como brainstorming, Diagrama de Ishikawa, análise de Pareto e 5W1H para elaborar um plano de ação eficiente. A metodologia envolveu a análise dos modos de falha, o cálculo do Número de Prioridade de Risco (NPR) e a implementação de medidas corretivas e preventivas para aprimorar a manutenção dos pneus. O estudo gerou estratégias voltadas para reduzir os custos operacionais e melhorar a eficiência da frota. Também ressaltou a importância de uma manutenção apropriada para prolongar a vida útil dos pneus e reduzir o descarte desnecessário, promovendo assim a sustentabilidade e a economia na operação logística.

Abstract: The study explored the application of FMEA (Failure Modes and Effects Analysis) to minimize tire disposal in truck operations. The research focused on detecting failures in tire management by employing techniques such as brainstorming, Ishikawa Diagram, Pareto analysis, and 5W1H to develop an efficient action plan. The methodology involved analyzing failure modes, calculating the Risk Priority Number (RPN), and implementing corrective and preventive measures to improve tire maintenance. The study produced strategies aimed at reducing operational costs and enhancing fleet efficiency. It also highlighted the importance of proper maintenance to extend tire lifespan and reduce unnecessary disposal, thereby promoting sustainability and cost savings in logistics operations.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / engenharia_mecanica/index.php?dados=20241201820721

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G032 - ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Caio Junqueira Ferreira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo