Título: SIMULAÇÃO NUMÉRICA DE CICLOS DE CONDUÇÃO PARA UM VEÍCULO ELÉTRICO DE FÓRMULA ANÁLISE COMPARATIVA DO FLUXO DE POTÊNCIA
Título alternativo: NUMERICAL SIMULATION OF DRIVE CYCLES FOR FORMULA ELECTRIC VEHICLE COMPARATIVE POWERFLOW ANALYSIS
Autoria de: Patricia Mainardi Tortorelli Rodrigues
Orientação de: Henrique Leandro Silveira
Presidente da banca: Henrique Leandro Silveira
Primeiro membro da banca: Francisco Scinocca
Segundo membro da banca: Wander Gustavo Rocha Vieira
Palavras-chaves: powertrain, drivetrain, energy management, planetary gear train, performance
Data da defesa: 14/08/2024
Semestre letivo da defesa: 2024-1
Data da versão final: 28/08/2024
Data da publicação: 28/08/2024
Referência: Rodrigues, P. M. T. SIMULAÇÃO NUMÉRICA DE CICLOS DE CONDUÇÃO PARA UM VEÍCULO ELÉTRICO DE FÓRMULA ANÁLISE COMPARATIVA DO FLUXO DE POTÊNCIA. 2024. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.
Resumo: O presente trabalho apresenta a modelagem da dinâmica longitudinal de um veículo fórmula elétrico. Para sua realização, foi necessário criar um ciclo de condução, pois não havia dados de telemetria. Tais dados são coletados durante a participação do veículo em provas dinâmicas, como o Enduro, foco deste trabalho. O ciclo de condução foi desenvolvido dentro do software Matlab, versão 2023b. O mesmo se deu pela integração numérica da equação do somatório de forças conservativas e não conservativas que agem sobre o veículo. A partir do ciclo criado para o protótipo atual, diferentes relações de redução foram implementadas no algoritmo, para avaliação comparativa da performance e consumo. Os resultados demonstraram que um redutor epicicloidal em substituição ao trem de engrenagens comum poderia trazer ganhos na performance ao mesmo tempo que reduziria o consumo. Respeitando as relações de redução de velocidade estudadas na primeira parte, um segundo conjunto de simulações foi realizado, adotando o trem epicicloidal. Para tanto, foi adicionado à rotina do algoritmo uma equação de restrição. Os resultados dessa segunda leva de simulações validou a hipótese inicial, diminuindo tanto o uso de energia quanto o tempo para a realização de uma volta na pista.
Abstract: This work presents the modeling of the longitudinal dynamics of an electric formula vehicle. To carry it out, it was necessary to create a driving cycle, since there was no telemetry data. Such data is collected during the vehicles participation in dynamic tests, such as the Enduro, the focus of this work. The driving cycle was developed within the Matlab software, version 2023b.It was done by the numerical integration of the equation of the sum of conservative and non-conservative forces acting on the vehicle. From the cycle created for the current prototype, different reduction ratios were implemented in the algorithm, for comparative evaluation of performance and consumption. The results demonstrated that an epicyclic gear train replacing the common gear train could bring gains in performance while reducing consumption. Respecting the speed reduction ratios studied in the first part, a second set of simulations was performed, adopting the epicyclic gear train. For this purpose, a constraint equation was added to the algorithm routine. The results of this second batch of simulations validated the initial hypothesis, reducing both energy use and the time to complete a lap of the circuit.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G032 - ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Inglês
Código da língua do conteúdo: eng
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Patricia Mainardi Tortorelli Rodrigues e Universidade Federal de Lavras
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