SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Mecânica

Título: ESTUDO E OTIMIZAÇÃO DA OPERAÇÃO DE CARREGAMENTO DE COMBUSTÍVEIS

Título alternativo: STUDY AND OPTIMIZATION OF FUEL CHARGING OPERATION

Autoria de: Gustavo Ricardo Paschoal Pinheiro

Orientação de: Fabio Lucio Santos

Presidente da banca: Fabio Lucio Santos

Primeiro membro da banca: Dimas Jose Rua Orozco

Segundo membro da banca: Sandro Pereira da Silva

Palavras-chaves: Carregamento, Combustíveis, Otimização, Logística, Sustentabilidade.

Data da defesa: 21/08/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-1

Data da versão final: 28/08/2024

Data da publicação: 28/08/2024

Referência: Pinheiro, G. R. P. ESTUDO E OTIMIZAÇÃO DA OPERAÇÃO DE CARREGAMENTO DE COMBUSTÍVEIS. 2024. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.

Resumo: A eficiência na operação de carregamento de combustíveis é essencial para a logística e economia de diversas indústrias. A busca por métodos que otimizem esse processo tem sido constante, visando reduzir custos e minimizar impactos ambientais. Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo aprofundado sobre as práticas atuais de carregamento de combustíveis e propor estratégias para otimizar essa operação, considerando aspectos como segurança, eficiência energética e redução de desperdícios. A metodologia adotada baseia-se em uma revisão bibliográfica abrangente, que inclui análise de artigos científicos, normas técnicas, relatórios setoriais e dados de mercado relacionados a esta etapa da cadeia de suprimentos de combustíveis. Os resultados obtidos revelam os principais desafios enfrentados nesta operação, bem como as melhores práticas identificadas. Além disso, são apresentadas recomendações para a implementação de tecnologias e processos que visam aprimorar a eficiência e a segurança nesse contexto. Conclui-se que a otimização da operação de carregamento de combustíveis é fundamental para a competitividade das empresas e para a sustentabilidade do setor. A implementação de medidas de controle e automação, aliada a práticas de gestão eficientes, pode trazer benefícios significativos em termos de redução de custos e impactos ambientais.

Abstract: The efficiency in fuel loading operations is essential for the logistics and economy of various industries. The pursuit of methods to optimize this process has been constant, aiming to reduce costs and minimize environmental impacts. This work aims to conduct an in-depth study of current fuel loading practices and propose strategies to optimize this operation, considering aspects such as safety, energy efficiency, and waste reduction. The adopted methodology is based on a comprehensive literature review, including the analysis of scientific articles, technical standards, sectoral reports, and market data related to this stage of the fuel supply chain. The obtained results reveal the main challenges faced in this operation and the best practices identified. Additionally, recommendations are presented for the implementation of technologies and processes aimed at improving efficiency and safety in this context. It is concluded that optimizing fuel loading operations is crucial for the competitiveness of companies and the sustainability of the sector. Implementing control and automation measures, combined with efficient management practices, can bring significant benefits in terms of cost reduction and environmental impacts.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / engenharia_mecanica/index.php?dados=20241201620996

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G032 - ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Gustavo Ricardo Paschoal Pinheiro e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo