Título: ANÁLISE TÉCNICA E ECONÔMICA DO BAMBU COMO FONTE DE ENERGIA NA REFRIGERAÇÃO POR ABSORÇÃO Um estudo de caso em uma pequena propriedade rural
Autoria de: Kemio Guilherme Freitas Carvalho
Orientação de: Dimas Jose Rua Orozco
Presidente da banca: Dimas José Ruá Orozco
Primeiro membro da banca: Fabio Lúcio Santos
Palavras-chaves: produção, termodinâmica, compressão, sistema, biomassa
Data da defesa: 20/08/2024
Semestre letivo da defesa: 2024-1
Data da versão final: 26/08/2024
Data da publicação: 26/08/2024
Referência: Carvalho, K. G. F. ANÁLISE TÉCNICA E ECONÔMICA DO BAMBU COMO FONTE DE ENERGIA NA REFRIGERAÇÃO POR ABSORÇÃO Um estudo de caso em uma pequena propriedade rural . 2024. 62 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar a viabilidade técnica e econômica de um sistema de refrigeração por absorção para uma câmara de climatização de laranjas, utilizando biomassa de bambu Phyllostachys aurea como fonte de energia. A avaliação termodinâmica confirmou que a produção de 23 toneladas de biomassa anualmente é suficiente para suprir a demanda do sistema, com um consumo anual estimado de 9,3 toneladas de cavaco de bambu. O sistema foi dimensionado para uma câmara com carga térmica de 20,9 kW. No entanto, a escolha da caldeira apresentou desafios, devido à temperatura de operação do LiBr e por se tratar de um sistema de pequeno porte. Do ponto de vista econômico, o projeto revelou-se inviável. O Valor Presente Líquido (VPL) foi calculado em -R261.329,81, indicando que os custos de investimento e operação superam os benefícios obtidos com a economia de energia. Mesmo ao considerar receitas adicionais provenientes da venda de bambu para artesanato, o VPL continuou negativo. Para que as receitas compensassem as despesas, seria necessário um aumento significativo no preço da energia elétrica para R4,56 por kWh, valor cerca de 6,5 vezes maior que o preço atual. Em suma, o sistema de refrigeração por absorção utilizando biomassa de bambu é tecnicamente viável, mas não é financeiramente sustentável devido aos altos custos e baixo retorno econômico. Recomenda-se investigar alternativas como a gaseificação do bambu e considerar os custos associados à perda de laranjas para uma análise mais detalhada da viabilidade econômica.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G032 - ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Kemio Guilherme Freitas Carvalho e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo