Título: ESTUDO DOS EFEITOS DAS VARIABILIDADES NA APLICAÇÃO DE PONTOS DE SOLDA EM UMA LONGARINA AUTOMOTIVA EM ANÁLISES DE CRASH TEST.
Título alternativo: STUDY OF THE EFFECTS OF VARIABILITY IN THE APPLICATION OF WELDING POINTS ON AN AUTOMOTIVE SPARK IN CRASH TEST ANALYSIS
Autoria de: Vinicius Siqueira de Nazare
Orientação de: Francisco Scinocca
Presidente da banca: Francisco Scinocca
Primeiro membro da banca: Fábio Lucio Santos
Segundo membro da banca: Henrique Leandro Silveira
Palavras-chaves: Simulações, Impacto Frontal, Incertezas em pontos de solda, Efeito das incertezas, Solda ponto por resistência.
Data da defesa: 05/12/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-2
Data da versão final: 15/12/2023
Data da publicação: 15/12/2023
Referência: Nazare, V. S. d. ESTUDO DOS EFEITOS DAS VARIABILIDADES NA APLICAÇÃO DE PONTOS DE SOLDA EM UMA LONGARINA AUTOMOTIVA EM ANÁLISES DE CRASH TEST.. 2023. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo realizar um estudo sobre as variabilidades da quantidade de pontos de solda e posicionamentos dos pontos de solda presentes em uma longarina automotiva, e avaliar os resultados obtidos quando ocorre um impacto frontal a uma velocidade referenciada pelo LatinNCAP de 64 kmh. Foi construído um modelo CAD da longarina baseando-se na longarina real de um Toyota Camry 2012. Na realização dos estudos, foi utilizada a ferramenta Model Updating do software Ansys, na qual realizou diversas simulações com a massa parametrizada e uma deformação de referência de 0,650 m inserida, para assim obter a massa equivalente do veículo de 550 Kg. Utilizando como referência o espaçamento real entre os pontos de solda de um veículo Toyota Corolla 2013, a quantidade de 35 pontos de solda foi calculada e, distribuídos com espaçamentos iguais pelo comprimento da longarina nas abas inferior e superior. Desta forma, as simulações foram realizadas contendo um total de 70 pontos de solda com um range de 66 a 74, estudando assim o efeito da variabilidade na quantidade dos pontos de solda. Os resultados obtidos foram analisados e não foi identificado uma característica ou tendência, demonstrando um caráter aleatório, apresentando deformações que variam de -2,44 a 6,76 quando se comparada com a deformação de referência. Para estudar o efeito da variabilidade no posicionamento dos pontos de solda, a estrutura que contém 70 pontos de solda foi utilizada e a variabilidade foi inserida no eixo Y como entradas no sistema, permitindo que os pontos de solda deslocassem em ±2 mm. Utilizando-se da construção do DoE, os pontos de solda tiveram seus deslocamentos gerados entre 8 mm a 12 mm e, o método LHS (latin hypercube sampling) foi utilizado para calcular as deformações para cada variação de entrada. Como resultado, também não foi possível identificar uma característica ou tendência, demonstrando um caráter aleatório, apresentando deformações que variam de -0,83 a 6,33 quando se comparado com a deformação de referência. Com estes estudos, ficou evidenciado que as variabilidades na quantidade e posicionamento dos pontos de solda influenciam no comportamento da deformação da longarina.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G032 - ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Vinicius Siqueira de Nazare e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo