Título: Análise da Viabilidade de um Sistema de Refrigeração em Cascata para Aplicações Frigoríficas Estudo de Caso de uma Câmara de Congelamento para Carne.
Autoria de: Eugênio Marques da Silva
Orientação de: Dimas Jose Rua Orozco
Presidente da banca: Dimas Jose Rua Orozco
Primeiro membro da banca: Marcio Montagnana Vicente Leme
Segundo membro da banca: Gabriela Rezende de Souza
Palavras-chaves: Eficiência, Camada de ozônio, Aquecimento global, Refrigerantes, Compressão de Vapor
Data da defesa: 21/07/2022
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 25/07/2023
Data da publicação: 25/07/2023
Referência: Silva, E. M. d. Análise da Viabilidade de um Sistema de Refrigeração em Cascata para Aplicações Frigoríficas Estudo de Caso de uma Câmara de Congelamento para Carne.. 2023. 76 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: A refrigeração tem ganhado cada dia mais sua importância para a sociedade, tendo inúmeras aplicações indo de conforto até para conservação de alimentos que tem se tornado cada vez mais vital. Desse modo, a busca por refrigerantes com mais eficiências acarretaram em uso de substâncias que até então não se sabia que causava sérios problemas ambientais como a destruição da camada de ozônio e o aquecimento global. Sendo assim, pesquisadores e empresas vem buscando novos refrigerantes e sistemas que possam atender as demandas atuais sem perder sua eficiência além de não agredir o meio ambiente e o ser humano. Desta forma estudo tem como premissa analisar o coeficiente de desempenho de um ciclo de refrigeração em cascata e o convencional para condições de projeto baseada em um estudo de caso com diferentes pares de refrigerantes a fim de determinar o melhor par se preocupando com a eficiência mas também com as questões ambientais e de segurança, além da análise de viabilidade do sistema cascata com o convencional para aplicações mais típicas no brasil com temperaturas não inferiores a -30?C. Foram testados refrigerantes naturais, HCFC e HFC, onde os naturais apresentaram melhores resultados de eficiência assim como em relação a baixo potencial de aquecimento global e destruição da camada de ozônio, sendo o par R744 e R717 definido para o ciclo em cascata e o R717 para o convencional foram selecionados equipamentos para atender cada ciclo e calculado o valor de aquisição e custo de energia para operar, o primeiro apresentou um custo de aquisição 36 maior que o seguindo e uma redução de 17 no consumo de energia elétrica, obtendo um valor presente líquido menor que o segundo, constando ser viável para instalação no estudo de caso proposto.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G032 - ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Eugênio Marques da Silva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo