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Título: ANÁLISE CFD EM UM CARBURADOR TIPO VENTURI APLICADO À UM MOTOR DO CICLO OTTO OPERANDO COM BIOGÁS

Título alternativo: CFD ANALYSIS ON A VENTURI TYPE CARBURETOR APPLIED TO AN OTTO CYCLE ENGINE OPERATING WITH BIOGAS

Autoria de: Lucas Silva Moreira

Orientação de: Carlos Eduardo Castilla Alvarez

Presidente da banca: Carlos Eduardo Castilla Alvarez

Primeiro membro da banca: Bruna Oliveira Passos e Silva Siqueira

Segundo membro da banca: Vinícius Rückert Roso

Palavras-chaves: Carburador a gás, Motor de ciclo otto, CFD, Venturi, Biogás.

Data da defesa: 26/08/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 15/09/2022

Data da publicação: 15/09/2022

Referência: Moreira, L. S. ANÁLISE CFD EM UM CARBURADOR TIPO VENTURI APLICADO À UM MOTOR DO CICLO OTTO OPERANDO COM BIOGÁS. 2022. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: A crescente demanda populacional por energia elétrica e por métodos de produção limpos faz com que governos e empresas invistam cada vez mais em energias limpas. A utilização de fontes alternativas de energia, em particular o biogás, aparece como uma oportunidade de particular importância para colaborar na oferta de energia do sistema interligado do Brasil. Neste contexto, este trabalho objetivou o estudo da otimização de um carburador para gás com geometria do tipo Venturi utilizado no motogerador do laboratório de produção e utilização de biogás. O software Simcenter STAR-CCM foi usado como uma ferramenta CFD para analisar misturas ar-combustível para quatro geometrias diferentes de carburador com objetivo de aumentar a eficiência da combustão. Por meio do estudo foi possível perceber que o carburador que apresentou o melhor resultado foi o Venturi 2. Apesar de apresentar uma queda de pressão maior do que o Venturi 3 e 4, o valor de 1,070 não demonstra ser grande o suficiente para prejudicar o funcionamento do motor. O fator mais importante percebido no dimensionamento de um carburador para gás é turbulência gerada no escoamento, que influenciou diretamente na mistura do combustível.

Abstract: The growing population demand for electricity and clean production methods makes governments and companies increasingly invest in clean energy. The use of alternative energy sources, in particular biogas, appears as a particularly important opportunity to collaborate in the energy supply of Brazils interconnected system. In this context, this work aimed to study the optimization of a carburetor for gas with Venturi-type geometry used in the motor-generator of the laboratory for the production and use of biogas. Simcenter STAR-CCM software was used as a CFD tool to analyze air-fuel mixtures for four different carburetor geometries to increase combustion efficiency. Through the study, it was possible to perceive that the carburetor that presented the best result was the Venturi 2. Despite presenting a greater pressure drop than the Venturi 3 and 4, the value of 1.070 does not prove to be large enough to impair the engine operation. The most important factor perceived in the sizing of a gas carburetor is the turbulence generated in the flow, which directly influenced the fuel mixture.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / engenharia_mecanica/index.php?dados=20221201621084

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G032 - ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Lucas Silva Moreira e Universidade Federal de Lavras

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