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Título: ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE ASAS NO DESEMPENHO AERODINÂMICO DE UM VEÍCULO FÓRMULA SAE

Título alternativo: STUDY OF THE INFLUENCE OF WINGS ON THE AERODYNAMIC PERFORMANCE OF A FORMULA SAE VEHICLE

Autoria de: Lúcio Vargas de Albuquerque Nunes

Orientação de: Evelise Roman Corbalan Gois Freire

Coorientação de: Bruna Oliveira Passos e Silva Siqueira

Presidente da banca: Evelise Roman Corbalan Gois Freire

Primeiro membro da banca: Bruna Oliveira Passos e Silva Siqueira

Segundo membro da banca: Jonas Laerte Ansoni

Terceiro membro da banca: Isabele Cristina Bicalho

Palavras-chaves: Aerodinâmica, Fórmula, CFD, Downforce, Asas

Data da defesa: 09/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 13/09/2022

Data da publicação: 13/09/2022

Referência: Nunes, L. V. d. A. ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE ASAS NO DESEMPENHO AERODINÂMICO DE UM VEÍCULO FÓRMULA SAE. 2022. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: Em competições automotivas, o alto desempenho dos veículos é fundamental. A aerodinâmica vem desenvolvendo há várias décadas o seu papel de aumentar a eficiência. Em competições de Fórmula, onde altas velocidades são desenvolvidas, faz-se necessário o uso de artifícios para manter a estabilidade dos veículos. Uma das formas é através do downforce aerodinâmico. O presente trabalho traz uma abordagem de fluidodinâmica computacional (CFD) para estudo de um pacote aerodinâmico, composto por asas traseira e dianteira, em um veículo Fórmula SAE. Com a utilização do pacote, busca-se a geração do downforce, melhorando a capacidade de curva do automóvel para altas velocidades. Através do uso do software livre OpenFOAM®, foram simulados o modelo do veículo Z04 com pacote aerodinâmico e sem pacote aerodinâmico. Os resultados obtidos para cada modelo foram comparados com o intuito de se entender a influência do pacote. Para compreensão dos fenômenos associados, foram analisados os coeficientes aerodinâmicos de arrasto e sustentação e os campos de pressão.

Abstract: In automotive competitions, the high performance of vehicles is fundamental. Aerodynamics has been playing its role in increasing efficiency for several decades. In Formula competitions, where high speeds are developed, it is necessary to use devices to maintain vehicle stability. One way is through aerodynamic downforce. The present work brings a computational fluid dynamics (CFD) approach to study an aerodynamic package, composed of rear and front wings, in a Formula SAE vehicle. With the use of the package, the objective is to generate downforce, improving the cars cornering ability at high speeds. Using the free software OpenFOAM®, the Z04 vehicle model was simulated with and without an aerodynamic package. The results obtained for each model were compared to understand the influence of the package. To understand the associated phenomena, the aerodynamic coefficients of drag and lift and the pressure fields were analyzed.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / engenharia_mecanica/index.php?dados=20221201610467

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G032 - ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Lúcio Vargas de Albuquerque Nunes e Universidade Federal de Lavras

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