Título: CARACTERIZAÇÃO AERODINÂMICA DE UM AEROMODELO SAE UMA ABORDAGEM NUMÉRICA
Autoria de: Filipe Emanuel de Carvalho da Silva
Orientação de: Bruna Oliveira Passos e Silva Siqueira
Presidente da banca: Bruna Oliveira Passos e Silva Siqueira
Primeiro membro da banca: Wander Gustavo Rocha Vieira
Segundo membro da banca: Mauricio Francisco Caliri Junior
Palavras-chaves: Caracterização, Aerodinâmica, Aeronave, ANSYS, Propulsor
Data da defesa: 20/04/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 06/05/2022
Data da publicação: 06/05/2022
Referência: Silva, F. E. d. C. d. CARACTERIZAÇÃO AERODINÂMICA DE UM AEROMODELO SAE UMA ABORDAGEM NUMÉRICA. 2022. 98 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: A caracterização aerodinâmica de um aeromodelo SAE é uma etapa crucial para equipes estudantís que desejam competir na SAE e também para o desenvolvimento de aeronaves em projetos reais. O objetivo central deste trabalho é analisar as características aerodinâmicas da aeronave, como campos de velocidade e pressão, o peso que a aeronave pode carregar e a influência aerodinâmica do propulsor. Propõe-se, assim, a caracterização da aeronave da equipe Griffin Aerodesign, por meio do software ANSYS®-Fluent, utilizando o modelo de turbulência k ????????????SST e levando em consideração uma altura de voo de 700m. Inicialmente a aeronave foi analisada sob escoamento livre de 16ms sem propulsor e posteriormente foi analisada sob o mesmo escoamento mas com a presença do propulsor rotacionando à 1500rpm. A malha foi validada utilizando os resultados de dois diferentes autores presentes na literatura. As análises possuiram boa concordância com a teoria. Os resultados mostraram que a aeronave é capaz de carregar 16kg, incluindo o próprio peso. A empenagem da aeronave se mostrou bem dimensionada uanto à seu posicionameto na fuselagem , retirando os estabilizadores horizontais das instabilidades geradas pela asa. O arrasto gerado por todo o corpo da aeronave foi de 19.76N, sendo boa parte dela gerada pelo trem de pouso e pelo motor. A propulsão gerada pela hélice foi de 152N e sua presença não mostrou afetar significativamente a distribuição de pressão ao longo da aeronave.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54554
Curso: G032 - ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Filipe Emanuel de Carvalho da Silva e Universidade Federal de Lavras
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