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Título: QUANTIFICAÇÃO DE INCERTEZAS NO COMPORTAMENTO VEICULAR DA INTERAÇÃO PNEUPISTA ABORDAGEM POR METAMODELOS

Autoria de: Vinicius Ramos Israel Santos

Orientação de: Francisco Scinocca

Presidente da banca: Francisco Scinocca

Primeiro membro da banca: Fábio Lúcio Santos

Segundo membro da banca: Wander Gustavo Rocha Vieira

Palavras-chaves: Resistência ao rolamento, Quantificação de incertezas, Metamodelos, Performance veicular, Pneus automotivos

Data da defesa: 17/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 24/11/2021

Data da publicação: 24/11/2021

Referência: Santos, V. R. I. QUANTIFICAÇÃO DE INCERTEZAS NO COMPORTAMENTO VEICULAR DA INTERAÇÃO PNEUPISTA ABORDAGEM POR METAMODELOS. 2021. 102 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: A indústria automotiva, nos últimos anos, vem desenvolvendo pesquisas aplicadas para satisfazer aos anseios de consumidores cada vez mais exigentes, tanto em eficiência energética, quanto conforto e segurança veicular. Particularmente, os pneus automotivos desempenham uma importante área de interesse de pesquisa, para garantir a boa dirigibilidade, conforto e segurança do veículo. Na transmissão de esforços, aderência e baixa resistência ao rolamento, a fim de diminuir o consumo de combustível, os pneus têm um papel crucial para o desempenho do veículo. Assim sendo, um alto nível de confiabilidade é exigido desse componente responsáveis pela interface do solo com o veículo. No entanto, para garantir tal nível de confiabilidade na operação veicular, as incertezas inerentes dos pneus, assim como demais fatores sujeitos a variabilidade devem ser levados em consideração no projeto veicular. O presente trabalho estuda o efeito da variabilidade de fatores como temperatura ambiente, inflação no pneu, condições de solo, carga no veículo e velocidade na análise da dinâmica veicular. Modelos probabilísticos foram desenvolvidos para a análise espectral da performance veicular, utilizando dados experimentais encontrados na literatura. Uma abordagem por metamodelos foi utilizada, para a criação dos modelos matemáticos do comportamento veicular. Posteriormente, o Método de Monte Carlo foi incorporado aos metamodelos da dinâmica veicular para analisar o efeito da variabilidade dos parâmetros sujeitos a incertezas. Finalmente, com a presente pesquisa foi possível verificar a influência da resistência ao rolamento dos pneus automotivos na performance veicular, afetando o comportamento do automóvel, de modo particular, em questões relacionadas a forças de tração, centrípeta e lateral, obtendo uma variabilidade acerca do desempenho veicular nos cenários de dinâmica longitudinal e lateral.

Abstract: The automotive industry, in recent years, has been developing applied research to satisfy the desires of increasingly demanding consumers, both in energy efficiency, as well as vehicle comfort and safety. In particular, automotive tires play an important area of research interest, to ensure good vehicle handling, comfort and safety. In the transmission of efforts, grip and low rolling resistance, in order to reduce fuel consumption, tires play a crucial role in the vehicles performance. Therefore, a high level of reliability is required of this component responsible for the interface between the ground and the vehicle. However, to ensure such a level of reliability in vehicle operation, the inherent uncertainties of tires, as well as other factors subject to variability must be taken into account in the vehicle design. The present work studies the effect of the variability of factors such as ambient temperature, tire inflation, soil conditions, vehicle load and speed in the analysis of vehicle dynamics. Probabilistic models were developed for the spectral analysis of vehicle performance, using experimental data found in the literature. A metamodel approach was used to create mathematical models of vehicular behavior. Subsequently, the Monte Carlo Method was incorporated into the vehicle dynamics metamodels to analyze the effect of the variability of parameters subject to uncertainties. Finally, with this research it was possible to verify the influence of rolling resistance of automotive tires on vehicle performance, affecting the behavior of the car, in particular, in issues related to traction forces, centripetal and lateral, obtaining a variability regarding performance vehicle in the longitudinal and lateral dynamics scenarios.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / engenharia_mecanica/index.php?dados=20211201610813

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53965

Curso: G032 - ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Vinicius Ramos Israel Santos e Universidade Federal de Lavras

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