Título: MODELO MATEMÁTICO DE INTEGRAÇÃO ENTRE COLHEITA E TRANSPORTE FLORESTAL NO ABASTECIMENTO DE MADEIRA
Título alternativo: MATHEMATICAL MODEL OF INTEGRATION BETWEEN HARVESTING AND FOREST TRANSPORT IN WOOD SUPPLY
Autoria de: Larissa Pereira Monteiro
Orientação de: Lucas Rezende Gomide
Presidente da banca: Lucas Rezende Gomide
Primeiro membro da banca: Samuel Jose Silva Soares da Rocha
Segundo membro da banca: Andre Felipe Cruz Lima
Palavras-chaves: Planejamento Florestal, Otimização, Restrições de adjacência, Planejamento Operacional, Modelo matemático
Data da defesa: 04/04/2024
Semestre letivo da defesa: 2024-1
Data da versão final: 21/08/2024
Data da publicação: 21/08/2024
Referência: Monteiro, L. P. MODELO MATEMÁTICO DE INTEGRAÇÃO ENTRE COLHEITA E TRANSPORTE FLORESTAL NO ABASTECIMENTO DE MADEIRA. 2024. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.
Resumo: O Planejamento Florestal é um processo que auxilia o manejo florestal a organizar, racionalizar e otimizar operações e pode ser subdividido de maneira hierárquica em estratégico (longo prazo), tático (médio prazo) e operacional (curto prazo). A otimização na colheita florestal contempla uma série de restrições relacionadas aos custos de transporte, deslocamento de veículos, entre outros. Além disso, modelos com restrições espaciais de adjacência na otimização da colheita tem sido cada vez mais utilizados no mundo. Dado o contexto, o objetivo deste trabalho foi maximizar o volume de um plantio de Pinus sp. no agendamento de colheita e reforma, a nível operacional e por meio da otimização via PLIM, utilizando os seguintes cenários (1) Agendamento tradicional de colheita, transporte e reforma, maximizando o volume total colhido e o volume esperado de colheita no próximo ciclo (2) Agendamento tradicional de colheita, transporte e de restrições clonais de adjacência do tipo URM na reforma, maximizando o volume
Abstract: Forest Planning is a process that assists in organizing, rationalizing, and optimizing forest management operations and can be hierarchically subdivided into strategic (long term), tactical (medium term), and operational (short term). Optimization in forest harvesting involves a series of constraints related to transportation costs, vehicle movement, among others. Additionally, models with spatial adjacency constraints in harvesting optimization have been increasingly used worldwide. Given the context, the objective of this work was to maximize the volume of a Pinus sp. plantation in the scheduling of harvesting and reform at the operational level through optimization via PLIM, using the following scenarios (1) Traditional scheduling of harvesting, transportation, and reform, maximizing the total harvested volume and the expected volume of harvesting in the next cycle (2) Traditional scheduling of harvesting, transportation, and reform with clonal adjacency constraints of the URM type in reform, maximizing
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_florestal/20241201910759
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G005 - ENGENHARIA FLORESTAL (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Larissa Pereira Monteiro e Universidade Federal de Lavras
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