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Título: MODELO MATEMÁTICO DE INTEGRAÇÃO ENTRE COLHEITA E TRANSPORTE FLORESTAL NO ABASTECIMENTO DE MADEIRA

Título alternativo: MATHEMATICAL MODEL OF INTEGRATION BETWEEN HARVESTING AND FOREST TRANSPORT IN WOOD SUPPLY

Autoria de: Larissa Pereira Monteiro

Orientação de: Lucas Rezende Gomide

Presidente da banca: Lucas Rezende Gomide

Primeiro membro da banca: Samuel Jose Silva Soares da Rocha

Segundo membro da banca: Andre Felipe Cruz Lima

Palavras-chaves: Planejamento Florestal, Otimização, Restrições de adjacência, Planejamento Operacional, Modelo matemático

Data da defesa: 04/04/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-1

Data da versão final: 21/08/2024

Data da publicação: 21/08/2024

Referência: Monteiro, L. P. MODELO MATEMÁTICO DE INTEGRAÇÃO ENTRE COLHEITA E TRANSPORTE FLORESTAL NO ABASTECIMENTO DE MADEIRA. 2024. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.

Resumo: O Planejamento Florestal é um processo que auxilia o manejo florestal a organizar, racionalizar e otimizar operações e pode ser subdividido de maneira hierárquica em estratégico (longo prazo), tático (médio prazo) e operacional (curto prazo). A otimização na colheita florestal contempla uma série de restrições relacionadas aos custos de transporte, deslocamento de veículos, entre outros. Além disso, modelos com restrições espaciais de adjacência na otimização da colheita tem sido cada vez mais utilizados no mundo. Dado o contexto, o objetivo deste trabalho foi maximizar o volume de um plantio de Pinus sp. no agendamento de colheita e reforma, a nível operacional e por meio da otimização via PLIM, utilizando os seguintes cenários (1) Agendamento tradicional de colheita, transporte e reforma, maximizando o volume total colhido e o volume esperado de colheita no próximo ciclo (2) Agendamento tradicional de colheita, transporte e de restrições clonais de adjacência do tipo URM na reforma, maximizando o volume

Abstract: Forest Planning is a process that assists in organizing, rationalizing, and optimizing forest management operations and can be hierarchically subdivided into strategic (long term), tactical (medium term), and operational (short term). Optimization in forest harvesting involves a series of constraints related to transportation costs, vehicle movement, among others. Additionally, models with spatial adjacency constraints in harvesting optimization have been increasingly used worldwide. Given the context, the objective of this work was to maximize the volume of a Pinus sp. plantation in the scheduling of harvesting and reform at the operational level through optimization via PLIM, using the following scenarios (1) Traditional scheduling of harvesting, transportation, and reform, maximizing the total harvested volume and the expected volume of harvesting in the next cycle (2) Traditional scheduling of harvesting, transportation, and reform with clonal adjacency constraints of the URM type in reform, maximizing

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_florestal/20241201910759

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G005 - ENGENHARIA FLORESTAL (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Larissa Pereira Monteiro e Universidade Federal de Lavras

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