Título: AVALIAÇÃO DA UMIDADE DE CAVACOS DE MADEIRA DE Eucalyptus DE USO INDUSTRIAL A PARTIR DE ESPECTROMETRO NO NIR PORTÁTIL
Autoria de: Luiza Mendonca Bonfim Tavares
Orientação de: Paulo Ricardo Gherardi Hein
Coorientação de: Dayane Targino de Medeiros
Presidente da banca: Paulo Ricardo Gherardi Hein
Primeiro membro da banca: Dayane Targino de Medeiros
Segundo membro da banca: Thalles Loiola Dias
Palavras-chaves: Estatística multivariada, cavaco industrial, NIR, umidade da madeira, equipamento portátil
Data da defesa: 23/11/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-2
Data da versão final: 07/12/2023
Data da publicação: 07/12/2023
Referência: Tavares, L. M. B. AVALIAÇÃO DA UMIDADE DE CAVACOS DE MADEIRA DE Eucalyptus DE USO INDUSTRIAL A PARTIR DE ESPECTROMETRO NO NIR PORTÁTIL. 2023. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: As indústrias de base florestal têm utilizado cavacos de madeira de Eucalyptus como matéria prima para produção de polpa celulósica de fibra curta e polpa solúvel. Devido ao processo de cavaqueamento facilitar o cozimento da madeira, pois aumenta a área superficial da matéria-prima e uniformiza as reações químicas que ocorrerão dentro do digestor. A qualidade do cavaco pode variar significativamente, uma vez que cavacos oriundos de regiões próximas da casca podem apresentar densidade básica mais elevada que cavacos provenientes da região próxima à medula, mesmo sendo do mesmo clone. Para assegurar a produção de produtos homogêneos, é preciso dispor de soluções rápidas e eficazes para avaliar a qualidade do cavaco. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o potencial da espectroscopia no infravermelho próximo (NIR) para discriminar cavacos de madeira de uso industrial em função da sua qualidade a partir de assinaturas espectrais coletadas em equipamento portátil. Cavacos industriais não classificados foram fornecidos por duas empresas produtoras de celulose empresa A com polpa celulósica de fibra curta, longa e fluff e empresa B com celulose solúvel. Os cavacos foram secos ao ar livre até atingirem umidade de equilíbrio e posteriormente selecionados em função da padronização de suas dimensões. Os corpos de prova foram identificados, pesados e submetidos à análise no espectrômetro portátil para aquisição espectral no NIR diretamente na superfície paralela ao eixo longitudinal. Um modelo para predição de umidade dos cavacos foi gerado pelo software Chemoface a partir da regressão dos mínimos quadrados parciais (PLS-R), resultando em estimativas satisfatórias. A validação cruzada do modelo, com os dados em sua forma original obtiverem RMSEcv de 9,03 para o modelo da empresa A e 9,57 para o modelo da empresa B, enquanto o R 2cv de 0,96 e 0,93 respectivamente. Os modelos passaram ainda por uma validação independente, o modelo da empresa A foi validado com os dados da empresa B, resultando em um RMSEp de 12,38 e R 2p de 0,91, já para o modelo da empresa B validado com os dados da empresa A foi obtido RMSEp de 11,90 e R 2p de 0,95. A espectroscopia no NIR associada à regressão dos mínimos quadrados parciais mostrou que tem potencial para ser utilizada para discriminação do cavaco em função de sua qualidade.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_florestal/20232201820186
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G005 - ENGENHARIA FLORESTAL (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Luiza Mendonca Bonfim Tavares e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo