Título: PLANEJAMENTO OPERACIONAL DO TRANSPORTE DE MADEIRA UM ESTUDO DE CASO
Autoria de: Luana Cristina Naves de Souza
Orientação de: Lucas Rezende Gomide
Presidente da banca: Lucas Rezende Gomide
Primeiro membro da banca: Kalill José Viana da Páscoa
Segundo membro da banca: Carlos Delano Cardoso de Oliveira
Palavras-chaves: Planejamento, Otimização, Programação Linear, Transporte Florestal, Abastecimento de Madeira.
Data da defesa: 24/11/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-2
Data da versão final: 01/12/2023
Data da publicação: 01/12/2023
Referência: Souza, L. C. N. d. PLANEJAMENTO OPERACIONAL DO TRANSPORTE DE MADEIRA UM ESTUDO DE CASO. 2023. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: O planejamento florestal é uma atividade fundamental no campo do empreendimento florestal, pois leva em consideração todos os aspectos específicos para o desenvolvimento de suas atividades. Nesse contexto, o planejamento desempenha um papel crucial no que tange ao transporte, uma vez que essa operação é responsável por uma das maiores parcelas de custos no empreendimento. Nesse sentido, a utilização da Programação Linear Inteira Mista desempenha um papel importante, contribuindo para solucionar de forma eficiente vários desafios. O principal objetivo desse estudo consistiu em elaborar um modelo de otimização determinístico com a finalidade de otimizar o transporte florestal, levando em consideração restrições como a demanda mensal de suprimento de madeira no pátio, a capacidade máxima de toneladas transportadas por mês, horas de trabalho e os tempos necessários para os deslocamentos de cada veículo. A área de estudos abrange 1.115,73 hectares distribuídos em 20 talhões, nos quais a produtividade foi estimada e os volumes convertidos em peso, a fim de permitir a realização de cálculos relacionados ao transporte. A otimização do modelo foi realizada com o auxílio do solver Gurobi implementado em Python. O modelo proposto obteve soluções ótimas para o problema apresentado, o que resultou em volumes de madeira que abastecem o pátio mensalmente, escolha do melhor veículo e o número adequado de viagens realizadas, respeitando o limite de carga horária previamente estabelecido. Os resultados obtidos representaram a segmentação de talhões em três grupos que atendem as demandas mínimas mensais. No primeiro mês, um total de 7 talhões foram acessados para o transporte de madeira, com um peso total de 50.290,24 toneladas por mês distribuídas em 684 viagens. No segundo mês, foram necessárias 594 viagens para transportar um total de 43.708,32 toneladas por mês, distribuídas em 7 talhões. E no terceiro mês, foram realizadas 637 viagens para transportar 46.904,73 toneladas por mês, distribuídas em 6 talhões. Todas as viagens foram realizadas pelo veículo Tritrem, que foi identificado como a melhor escolha com base no modelo, respeitando o limite máximo de 5.400 horas por mês. As resoluções demonstraram consistência e confiabilidade, evidenciando que a técnica de Programação Linear é uma ferramenta flexível que proporciona soluções confiáveis para tomadas de decisão. Embora o projeto tenha sido aplicado como estudo de caso, suas abordagens podem ser replicadas em uma escala macro.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_florestal/20232201720115
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G005 - ENGENHARIA FLORESTAL (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Luana Cristina Naves de Souza e Universidade Federal de Lavras
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