Título: BALANÇO DE CARBONO BASEADO NA APLICAÇÃO DO PROGRAMA BRASILEIRO GHG PROTOCOL E INVENTÁRIO FLORESTAL EM EMPRESA DE CELULOSE
Autoria de: Gabriel de Sousa Silverio Neves
Orientação de: Otavio Camargo Campoe
Coorientação de: Anatoly Queiroz Abreu Torres
Presidente da banca: Otavio Camargo Campoe
Primeiro membro da banca: Anatoly Queiroz Abreu Torres
Segundo membro da banca: Lucas Rafael de Souza
Palavras-chaves: Emissões, engenharia florestal, sustentabilidade, mudanças climáticas, Brasil
Data da defesa: 13/07/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 27/07/2023
Data da publicação: 27/07/2023
Referência: Neves, G. d. S. S. BALANÇO DE CARBONO BASEADO NA APLICAÇÃO DO PROGRAMA BRASILEIRO GHG PROTOCOL E INVENTÁRIO FLORESTAL EM EMPRESA DE CELULOSE. 2023. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: As mudanças climáticas é um assunto recorrente em discussões de organizações, sendo fruto do aumento dos impactos do efeito estufa acontecendo cada vez em maior escala. Uma das formas de minimizar os impactos é reduzir as emissões de carbono e adotar práticas sustentáveis. Diante desta realidade, o inventário de gases de gases de efeito estufa (GEE) desempenha um papel crucial, ao estabelecer metas de redução, fazer escolhas com caráter sustentável. A finalidade de monitorar as emissões é proteger o planeta para as gerações futuras e promover benefício climático. O objetivo deste trabalho, foi realizar a o balanço de carbono de uma empresa de celulose do setor florestal, usando a metodologia do Programa Brasileiro GHG Protocol, para as emissões de carbono, tanto do processo fabril como das atividades florestais. Em conjunto o uso de uma metodologia de inventario florestal para o calcular das remoções de carbono da atmosfera causados pelas florestas. Foram coletados dados de gastos de combustível de todo o processo fabril e do processo florestal, juntamente foi realizado uma quantificação de biomassa dos plantios florestais, posteriormente transformados em tCO2e para fazer o balanço. A partir dos dados coletados, foi possível obter os resultados consolidados das emissões dos processos industriais e atividades florestais e dados da dinâmica de florestas nativas e plantadas. Uma vez definido a divisão dos tipos de emissões, antropogênicas e biogênicas, o escopo 1 apresentou 340.941 tCO2e. Escopo 2 por ser diretamente ligado a compra de energia apresentou o menor índice de emissões com 2.534 tCO2e. Para o escopo 3 o resultado das emissões foi de 126.187 tCO2e. As emissões biogênicas apresentaram somente escopo 1 (2.212.117,968 tCO2e) e escopo 3 (3.506,073 tCO2e). Com relação a dinâmica de florestas, houve uma emissão por retirada de florestas plantadas de 409.510 tCO2e e uma remoção relacionada com as florestas nativas de -363.169 tCO2e. Os escopos apresentam um alto valor de emissões, sendo necessário otimização e melhorias com a finalidade de descarbonização de processos e aumento do uso de biocombustíveis. Outro destaque é a aplicação de manejo correto das áreas de plantio e preservação das áreas de preservação com intuito de aumentar as remoções de carbono da atmosfera.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_florestal/20231201721188
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G005 - ENGENHARIA FLORESTAL (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Gabriel de Sousa Silverio Neves e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo