Título: A PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL DOS PROPRIETÁRIOS RURAIS SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS EM NAZARENO-MG
Autoria de: Terezinha Maria de Sousa
Orientação de: Rafael Eduardo Chiodi
Presidente da banca: Rafael Eduardo Chiodi
Primeiro membro da banca: Junior Cesar Avanzi
Segundo membro da banca: Mark Pereira dos Anjos
Palavras-chaves: Percepção, Ambiental, Manancial, Serviços, Ecossistêmicos
Data da defesa: 10/07/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 25/07/2023
Data da publicação: 25/07/2023
Referência: Sousa, T. M. d. A PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL DOS PROPRIETÁRIOS RURAIS SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS EM NAZARENO-MG. 2023. 47 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Considerando que a percepção ambiental é um importante instrumento na elaboração de políticas públicas, o presente estudo teve como foco investigar o conhecimento de parte da populaçao rural residente na microbacia do Ribeirão Ananias, no município de Nazareno no estado de Minas Gerais. Assim, o objetivo do trabalho foi compreender como os proprietários percebem os serviços ambientais e como os mesmos são utilizados em suas práticas diárias, tendo a percepção ambiental, como um importante instrumento para o planejamento e a implementação de políticas públicas de pagamentos por serviços ambientais. Realizou-se uma revisão bibliográfica sobre percepção ambiental, mananciais hídricos, serviços ecossistêmicos (SE) e pagamento por serviços ambientais (PSA). Posteriormente foram realizadas entrevistas com roteiro semiestruturado com os proprietários rurais, quando foram abordadas questões como, qualidade e quantidade de água, uso e manejo do solo, etc. Foram selecionados um morador por residencia, totalizando 14 entrevistados. Diante das informações levantadas, foi possível perceber que os proprietários rurais reconhecem as influências dos serviços ecossistêmicos gerados dentro de suas propriedades sobre suas vidas, suas atividades econômicas e no meio ambiente, sendo que a maioria das influencias listadas referem-se a consequências das funções dos serviços e benefícios tangíveis no seu dia a dia, como por exemplo a existência da água, variações climáticas, sendo estes os recursos primordiais para a continuidade das atividades agropecuária desenvolvidas dentro dessas propriedades. Entretanto, muitos serviços ambientais não foram considerados pelos entrevistados em toda sua vasta diversidade, assim como suas consequências, por exemplo, a ciclagem de nutrientes, fotossíntese, carbono, regulação de doenças, que são serviços intangíveis e reguladores de vários processos ecológicos, porém mais complexos e mais difíceis de serem assimilados. Com isso, deseja-se que o estudo possa contribuir para o direcionamento dos gestores públicos na compreensão da relação homemnatureza e no entendimento dos principais desafios que serão encontrados durante a fase de implantação dos projetos de PSA no município.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_florestal/20231201620167
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G005 - ENGENHARIA FLORESTAL (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Terezinha Maria de Sousa e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo