Título: REGULARIZAÇÃO FLORESTAL EM PROJETO DE ATERRO E ÁREA DE TRIAGEM DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE IJACI - MG
Autoria de: Raphaelly de Oliveira Ferreira
Orientação de: Ana Carolina Maioli Campos Barbosa
Coorientação de: Mariana Caroline Moreira Morelli
Presidente da banca: Ana Carolina Maioli Campos Barbosa
Primeiro membro da banca: Mariana Caroline Moreira Morelli
Segundo membro da banca: Daniela de Fátima Pedroso
Palavras-chaves: Aterro, RCC, Licenciamento, Consórcio, Público
Data da defesa: 08/09/2022
Semestre letivo da defesa: 2022-1
Data da versão final: 15/09/2022
Data da publicação: 15/09/2022
Referência: Ferreira, R. d. O. REGULARIZAÇÃO FLORESTAL EM PROJETO DE ATERRO E ÁREA DE TRIAGEM DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE IJACI - MG. 2022. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: O licenciamento ambiental é um processo que visa controlar os impactos ambientais causados pelas atividades econômicas ou qualquer outra atividade que cause algum dano ao meio, para isso é necessário que se tenha o conhecimento da legislação que estabelece os critérios e empreendimentos cabíveis de licenciamento. O engenheiro florestal pode atuar em várias esferas dos processos de licenciamento ambiental, possuindo qualificação em diversas áreas de conhecimento que serão necessárias e de grande responsabilidade técnica em suas atribuições visando os menores impactos ambientais e buscando um meio ambiente equilibrado. Neste contexto, o presente estudo de caso foi desenvolvido durante a realização de Estágio Supervisionado no Consórcio Regional de Saneamento Básico - CONSANE, que atua em 24 municípios consorciados, dentre eles o município de Ijaci que visa realizar o projeto de intervenção ambiental para construção do aterro de resíduos da construção civil (RCC). A demanda se faz devido ao aumento dos RCC que vem causando diversos problemas ambientais por não possuir local adequado para seu descarte. O objetivo deste estudo foi realizar o levantamento de dados referentes ao local do empreendimento para determinar quais os estudos e metodologias devem ser aplicadas na área para que o licenciamento seja aprovado pelo órgão competente. Foi constatado que o empreendimento será licenciado na Supram-SM através de licenciamento ambiental simplificado junto ao relatório ambiental simplificado (LASRAS), porém na área possui a presença de árvores isoladas, sendo assim o empreendimento só será realizado após a obtenção da autorização para a supressão dessas. Para que isso seja feito é necessário realizar a coleta de dados do inventário, item obrigatório para a supressão de indivíduos presentes, visando informar a estrutura horizontal quanto vertical da vegetação. Embora a fitofisionomia predominante no município seja do domínio Atlântico, as espécies identificadas nas áreas do empreendimento são encontradas em domínios fitogeográficos da Mata Atlântica e do Cerrado, após a discussão dos resultados se faz necessário a avaliação das medidas compensatórias e mitigadoras a fim de diminuir os impactos ambientais causados no ambiente. Assim, o projeto deve passar por diversas etapas visando atender todos os requisitos requeridos pelo IEF, órgão ambiental responsável pela aprovação e mudanças a serem realizadas nos projetos.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_florestal/20221201710713
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G005 - ENGENHARIA FLORESTAL (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Raphaelly de Oliveira Ferreira e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo