Título: EFEITO DO SOMREAMENTO E DA COMPOSIÇÃO DO SUBSTRATO NO CRESCIMENTO DE MUDAS DE Magnolia champaca (L.) Baill. Ex Pierre
Autoria de: Jean Portineli de Souza
Orientação de: Lucas Amaral de Melo
Coorientação de: Kelly Iapuque Rodrigues de Sousa
Presidente da banca: Lucas Amaral de Melo
Primeiro membro da banca: Marileydy Martínez Hernández
Segundo membro da banca: Paulyene Vieira Nogueira
Palavras-chaves: paisagismo, arborização, produção de mudas, casca de café, magnolia champaca
Data da defesa: 22/04/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 01/05/2022
Data da publicação: 01/05/2022
Referência: Souza, J. P. d. EFEITO DO SOMREAMENTO E DA COMPOSIÇÃO DO SUBSTRATO NO CRESCIMENTO DE MUDAS DE Magnolia champaca (L.) Baill. Ex Pierre. 2022. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: Magnolia champaca é uma árvore perenifólia à semidecídua, caracterizada por suas grandes flores amarelas e aromáticas, utilizada para fins ornamentais. No entanto, existem poucos estudos sobre os fatores que interferem na produção de suas mudas para esta finalidade. A fim de verificar a resposta do crescimento das mudas de Magnolia champaca sob influência do substrato e sombreamento, foi instalado um experimento em delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 2 x 4, com quinze repetições, e um vaso com uma planta por parcela. O experimento consistiu na avaliação da qualidade de dois substratos e resposta a quatro tempos de sombreamento diferentes. Os substratos foram 100 de terra de subsolo como substrato e uma mistura de 70 de terra com 30 de casca de café carbonizada. Os tempos de exposição ao sombreamento analisados foram três, cinco, sete e nove meses de permanência na casa de sombra após o transplante para os vasos. Após o período de sombreamento, as mudas eram levadas para a área a pleno sol. Foram mensurados a altura e o diâmetro do coleto das mudas, ao fim de nove meses. Verificou-se que a casca de café carbonizada é uma boa alternativa para ser utilizada na composição de substratos para a produção de mudas da espécie. Além disso, houve influência do tempo de sombreamento sobre o crescimento e rustificação de mudas, sendo importante que as mudas tenham uma fase inicial na sombra para crescerem mais em altura, porém, com um período de rustificação em pleno sol, para crescerem em diâmetro.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_florestal/20212201420358
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54834
Curso: G005 - ENGENHARIA FLORESTAL (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Jean Portineli de Souza e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo