Título: EFEITO DA OMISSÃO DE NUTRIENTES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE ESPÉCIES FLORESTAIS CULTIVADAS EM REJEITO DE MINERAÇÃO
Título alternativo: EFFECT OF NUTRIENTS OMISSION ON THE FOREST SPECIES DEVELOPMENT CULTIVATED IN MINING TAILINGS
Autoria de: Willians Stacanelli Pedroso
Orientação de: Kalill Jose Viana da Pascoa
Coorientação de: Thiza Falqueto Altoé
Presidente da banca: Kalill José Viana da Páscoa
Primeiro membro da banca: Thiza Falqueto Altoé
Segundo membro da banca: Rodolfo Soares de Almeida
Palavras-chaves: Nutrição de plantas, Desastre ambiental, Guazuma umifolia, Anadenanthera colubrina, Eremanthus erythropappus.
Data da defesa: 24/11/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 03/12/2021
Data da publicação: 03/12/2021
Referência: Pedroso, W. S. EFEITO DA OMISSÃO DE NUTRIENTES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE ESPÉCIES FLORESTAIS CULTIVADAS EM REJEITO DE MINERAÇÃO. 2021. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O acidente ambiental ocorrido na barragem de Fundão em Mariana-MG resultou na degradação de grandes áreas de mata ciliar após o deslizamento do rejeito ao longo das margens do rio Gualaxo do Norte, Carmo e rio Doce, numa extensão de aproximadamente 77 km, contudo, a maior parte da onda de rejeito ficou retida no barramento do reservatório da usina hidrelétrica Risoleta Neves (Candonga) o que minimizou os danos. Além do rejeito, outros materiais provenientes do arraste foram depositados, culminando na formação de um Tecnosolo instável, com profundidade e características químicas e físicas variáveis. A situação se tornou um grande desafio para a ciência da restauração de áreas degradadas. Devido às características do tecnosssolo, a viabilidade do desenvolvimento de espécies no local precisa ser avaliada, já que o mesmo pode não apresentar condições para o desenvolvimento vegetal, devido a sua deficiência de fertilidade, além de problemas de ordem física que levariam a uma baixa probabilidade para a germinação de sementes e desenvolvimento radicular das plantas, associada à dificuldade de infiltração de água e baixo nível de matéria orgânica necessária para a vida microbiana. O presente estudo teve como objetivo analisar o crescimento e a sobrevivência em condições de casa de vegetação de mudas de três espécies florestais nativas (Guazuma umifolia, Anadenanthera colubrina e Eremanthus erythropapus) plantadas em um substrato formado por 50 solo e 50 rejeito em um teste de omissão de nutrientes. Os resultados indicam que a ausência de magnésio e de cálcio foram as que mais impactaram negativamente o desenvolvimento de Anadenanthera colubrina e Guazuma umifolia respectivamente. Para Eremanthus erythropapus a alta mortalidade impediu a conclusão sobre os efeitos da omissão dos nutrientes. Assim, a aplicação do teste de omissão de nutrientes permitiu a identificação dos fatores limitantes ao desenvolvimento das espécies florestais sobre o rejeito, indicando quais soluções podem ser aplicadas em relação aos problemas nutricionais.
Abstract: The environmental accident that occurred at the Fundão dam in Mariana-MG resulted in the degradation of large areas of riparian forest after the tailings slide along the banks of the Gualaxo do Norte, Carmo and Doce rivers, in an extension of approximately 77 km, however, most of the tailings wave was retained in the dam of the reservoir of the Risoleta Neves hydroelectric plant (Candonga), which minimized the damage. In addition to the tailings, other materials from the drag were deposited, culminating in the formation of an unstable Tecnosoil, with variable depth and chemical and physical characteristics. The situation has become a major challenge for the science of restoring degraded areas. Due to the characteristics of the technosoil, the feasibility of developing species at the site needs to be evaluated, as it may not present conditions for plant development, due to its fertility deficiency, in addition to physical problems that would lead to a low probability for seed germination and plant root develop
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_florestal/20211201421070
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54055
Curso: G005 - ENGENHARIA FLORESTAL (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Willians Stacanelli Pedroso e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo