Título: AVALIAÇÃO QUALITATIVA DE RELATÓRIOS OPERACIONAIS A PARTIR DO MAPEAMENTO DE ERROS DE HORÍMETRO DE MÁQUINAS FLORESTAIS
Autoria de: Lizandra Maria Silva Araujo
Orientação de: Luis Marcelo Tavares de Carvalho
Presidente da banca: Luis Marcelo Tavares de Carvalho
Primeiro membro da banca: Carlos Eduardo Silva Volpato
Segundo membro da banca: Isabela Braga Belchior
Palavras-chaves: Colheita Floretal, Qualidade de Informação, Cut-to-length, Relatórios Operacionais, Erros
Data da defesa: 02/12/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 06/12/2019
Data da publicação: 06/12/2019
Referência: Araujo, L. M. S. AVALIAÇÃO QUALITATIVA DE RELATÓRIOS OPERACIONAIS A PARTIR DO MAPEAMENTO DE ERROS DE HORÍMETRO DE MÁQUINAS FLORESTAIS. 2019. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: O Brasil possui inúmeros recursos naturais, sendo suas características edafoclimáticas de grande importância para o estabelecimento de espécies florestais exóticas no país, como o eucalipto. O cultivo de árvores gera uma diversidade de produtos, e para que a madeira atinja seu destino final algumas etapas são necessárias, incluindo a operação de colheita florestal. O procedimento utilizado por muitas empresas florestais para obtenção de informações acerca da operação de colheita consiste no preenchimento de relatórios operacionais. Assim, o trabalho buscou avaliar a qualidade de informações operacionais ao longo do tempo na colheita florestal, a partir do mapeamento de erros de lançamento de horímetro nas máquinas florestais, uma vez que a informação é a base para a construção de indicadores, e os mesmos são importantes ferramentas para a tomada de decisão. Para isso, realizou-se o mapeamento de erros de lançamento de horímetro, de 2017 a 2019, para 3 módulos de colheita. A partir do mapeamento uma curva de maturidade para cada módulo foi gerada. A curva representa o acúmulo de erros de horímetro das máquinas de 2017 a 2019, mostrando os momentos de erros crescentes e estabilização dos mesmos. À curva foram associados eventos que ocorreram no período analisado, e pode-se concluir que o uso de tecnologias como os relatórios digitais de eficiência são válidos, porém não garantem por si só a qualidade de informação. A mesma é o resultado do acompanhamento diário das informações.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_florestal/20192201410640
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44380
Curso: G005 - ENGENHARIA FLORESTAL (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Lizandra Maria Silva Araujo e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo