Título: SISTEMAS AGROFLORESTAIS E ASSOCIATIVISMO UM ESTUDO DE CASO DAS PERCEPÇÕES SOBRE O PROJETO RECA
Autoria de: Beatriz Figueiredo Cabral
Orientação de: Viviane Santos Pereira
Coorientação de: Erick Martins Nieri
Presidente da banca: Viviane Santos Pereira
Primeiro membro da banca: Erick Martins Nieri
Segundo membro da banca: Rodolfo Soares de Almeida
Palavras-chaves: Associações, Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado, Questionário, Amazônia Legal, Sistemas agrossilviculturais
Data da defesa: 13/06/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-1
Data da versão final: 28/06/2019
Data da publicação: 28/06/2019
Referência: Cabral, B. F. SISTEMAS AGROFLORESTAIS E ASSOCIATIVISMO UM ESTUDO DE CASO DAS PERCEPÇÕES SOBRE O PROJETO RECA. 2019. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: Na Amazônia Legal o Brasil enfrenta um dos seus maiores desafios no século XXI e é no norte de Rondônia que modelos antagônicos de uso e ocupação do solo ainda lutam para oferecer um caminho sustentável para o desenvolvimento da região. Para qualquer organização se estabelecer como uma experiência de sucesso é necessário que esta atenda as demandas de seus participantes, de modo que se sintam representados pelas atividades realizadas. O presente trabalho tem como objetivo conhecer as percepções sobre a satisfação dos(as) sócios(as) da Associação de Pequenos Agrossilvicultures do Projeto RECA ???? Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado, localizada no distrito de Nova Califórnia, município de Porto Velho no estado de Rondônia. A metodologia utilizada neste estudo se classifica como pesquisa de campo com abordagem qualitativa e quantitativa. A percepção dos associados foi coletada por meio de questionário semiestruturado sendo avaliadas a participação e metodologias adotadas em reuniões, a gestão dos benefícios gerados pelo projeto e a relação dos sócios com as atividades desenvolvidas. A análise dos dados foi realizada com a uso do programa Excel para a realização da tabulação, onde foi calculado as frequências e porcentagens para cada pergunta utilizando a escala de Likert (1932) com opções de resposta variando de 1 a 5. Diante dos resultados apresentados, foi possível observar que de modo geral que a qualidade de participação dos sócios nas reuniões foi classificada com ????Muito boa???? e ????Boa???? com uma porcentagem de 78. Enquanto a participação de jovens apresentou-se insatisfatória em 68 dos entrevistados. 74 dos produtores estão ????Satisfeitos???? e ????Muito satisfeitos???? com assistencialismos prestado pelo projeto. E 75 dos associados avaliaram positivamente sua dedicação às atividades executadas. A pesquisa apresentou a satisfação dos sócios com os aspectos estudados contribuindo para o sucesso da experiência RECA, importantes para o desenvolvimento econômico, social e ambiental da iniciativa e por consequência para a região.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_florestal/20191201410636
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43668
Curso: G005 - ENGENHARIA FLORESTAL (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Beatriz Figueiredo Cabral e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo