Título: DESENVOLVIMENTO DE UM FRAMEWORK DE ROTEIRIZAÇÃO A PARTIR DE MAPAS DIGITAIS ESTUDOS E APLICAÇÃO EM SISTEMA EMBARCADO
Autoria de: Jefferson Resende Felix
Orientação de: Arthur de Miranda Neto
Coorientação de: Danilo Alves de Lima
Presidente da banca: Arthur de Miranda Neto
Primeiro membro da banca: Danilo Alves de Lima
Segundo membro da banca: Artur Passos do Amaral
Palavras-chaves: simulação, SUMO, OpenStreetMap, Inteligência Artificial, sistemas embarcados
Data da defesa: 25/11/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 08/12/2021
Data da publicação: 08/12/2021
Referência: Felix, J. R. DESENVOLVIMENTO DE UM FRAMEWORK DE ROTEIRIZAÇÃO A PARTIR DE MAPAS DIGITAIS ESTUDOS E APLICAÇÃO EM SISTEMA EMBARCADO. 2021. 65 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Em centros urbanos, onde habita a maior parte da população, existe um número elevado de veículos em circulação, sejam eles comerciais ou pessoais. Os prestadores de serviços de mobilidade lidam a todo tempo com questões complexas, para manter a rentabilidade das operações, atender aos critérios de sustentabilidade e garantir o nível de satisfação dos usuários. Nos últimos anos, houve um aumento expressivo do número de demandas para o transporte de pessoas e entregas de encomendas, mas um número reduzido de prestadores dispõe de acesso a ferramentas de auxílio às decisões. Alguns fatores exercem grande influência na obtenção de indicadores positivos em termos de custos e com relação às emissões de gases de efeito estufa. É sabido, porém, que tais impactos podem ser minimizados com o emprego de metodologias que consideram um estilo mais econômico de condução. O presente trabalho apresenta os resultados preliminares de um framework de simulação de rotas mais eficientes, por diferentes critérios. Para tanto, experimentos foram realizados, incluindo testes em sistema embarcado. Por fim, um estudo inicial explora a aplicação de uma rede neural a partir de dados do framework, tendo como base as acelerações e posições de um veículo simulado e real.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_de_controle_e_automacao/20211201620703
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54093
Curso: G022 - ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Jefferson Resende Felix e Universidade Federal de Lavras
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